ABP dá dicas para manter a rotina de pessoas com Parkinson nas festas de fim de ano
Com as festas de fim de ano, a mudança de ritmo no cotidiano para quem convive com Parkinson é um ponto que merece atenção por parte dos familiares, amigos e cuidadores.
A Associação Brasil Parkinson (ABP), referência latino-americana em reabilitação, assistência e produção de conhecimento sobre a Doença de Parkinson, explica que para as pessoas com DP, o mundo acelera enquanto o corpo pede mais cuidado. O médico neurologista da comissão científica da ABP, Dr. Augusto Coelho, dá dicas para manter a rotina de pessoas com Parkinson nas festas de fim de ano.
- Manter a regularidade das medicações, seguindo horários e orientações médicas;
- Separar a quantidade adequada de medicação (em caso de viagens);
- Não exagerar na comida. Pratos sazonais fazem parte dessas festas e devem ser aproveitados, mas com moderação. Manter uma alimentação equilibrada e saudável, com ingestão de fibras e água garante um melhor funcionamento do intestino, fator importante para as pessoas com Parkinson;
- Sempre que possível, realizar atividades físicas leves e, se necessário, com acompanhamento;
- Prevenção de quedas: amigos, familiares e cuidadores devem zelar pela saúde da pessoa com Parkinson e o ambiente em que ela estará inserida.
“Quando toda a família se organiza com carinho, as festas deixam de ser momentos de correria e viram presença, afeto, cuidado e amor.”, afirma Dra. Érica Tardelli, presidente da ABP.
Diante do aumento global de novos diagnósticos e do crescimento do número de pessoas vivendo mais tempo com Parkinson avançado, a ABP reforça seu compromisso com terapias atualizadas, acompanhamento contínuo, educação em saúde; e inaugura uma nova sala de reabilitação, totalmente tecnológica, que marca os 40 anos da instituição.
Por Vera Moreira
