Foto: Divulgação
Marcha da Consciência Negra 2025 toma as ruas de Salvador no dia 20 de novembro
Com apoio da ABI, a 46ª Marcha da Consciência Negra Zumbi-Dandara dos Palmares mobiliza movimentos sociais, entidades e lideranças para reafirmar a luta por reparação histórica, políticas públicas e educação antirracista
No dia 20 de novembro de 2025, a cidade de Salvador se veste de memória e resistência na 46ª edição da Marcha da Consciência Negra Zumbi?Dandara dos Palmares, que parte às 14h do Campo Grande e percorre cerca de 4 km até a Praça Municipal, reafirmando a luta por justiça racial, políticas públicas e educação antirracista.
Organizada pela Coalizão Marcha da Consciência Negra Zumbi-Dandara e pela Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN), a marcha é resultado de um processo político e educativo que se estende ao longo do ano. O evento conta com o apoio da Sepromi, da Bahiagás e da Associação Bahiana de Imprensa.
Este ano a marcha homenageia duas grandes referências: os 90 anos de Lélia Gonzalez (1935-1994), intelectual e potência do feminismo negro brasileiro, e Frantz Fanon (1925-1961), cujo centenário de nascimento evoca suas reflexões sobre descolonização e saúde mental. A Marcha terá a presença da Mireille Fanon Mendès France, filha homenageado, presidenta do Instituto Fanon (Paris) e símbolo vivo da continuidade entre teoria anticolonial, ativismo e memória.
Movimentos sociais, entidades, lideranças e a sociedade civil se unem para dar voz ao protagonismo negro, à reparação histórica e à construção de um Brasil com mais pluralidade, igualdade e consciência.
