Giane Boselli apresenta iniciativas do ChildFund durante na Mostra durante a COP30 / Foto: Gleici Oliveira
ChildFund destaca a proteção e o protagonismo infantojuvenil durante a COP30
Nos dias 11 e 12 de novembro, durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA), o ChildFund participou da Mostra de Cinema Infantojuvenil pelo Clima – Telas Amigáveis, com o objetivo de conscientizar futuras gerações sobre o impacto da degradação ambiental. No evento, foram exibidos vídeos de iniciativas com jovens do ChildFund Alliance e de resultados do projeto Água Pura para Crianças, realizado pelo ChildFund em Minas Gerais.
A especialista sênior em Grants e gerenciamento de projetos do ChildFund, Giane Boselli, mediou debates que reuniram crianças e familiares de comunidades ribeirinhas da capital paraense. Os encontros promoveram a troca de experiências sobre práticas de cuidado com a natureza, acesso à água e fortalecimento das comunidades locais, ressaltando o papel das novas gerações na construção de um futuro mais equilibrado. “Compartilhar com as crianças do Pará as ações de mitigação climática e acesso à água que o ChildFund tem em muitos países é uma forma de conscientizá-las de que os impactos ambientais são globais e de que podemos contribuir para um futuro mais sustentável”.
A Mostra Telas Amigáveis é uma iniciativa do Instituto Mundos que utiliza o cinema como ferramenta de educação e sensibilização sobre temas sociais e ambientais.
Com quase 60 anos de atuação no país, o ChildFund tem investido em programas e projetos que unem educação, meio ambiente e desenvolvimento comunitário, contribuindo para a formação de uma geração mais consciente e engajada. A presença da organização na COP30 também possibilitou o fortalecimento de parcerias nacionais e internacionais, ampliando redes de colaboração em prol da construção de comunidades mais resilientes às questões climáticas.
Por Jéssica Amaral
