Foto: Arisson Marinho
Ilê Aiyê abre Afro Fashion Day 2025 com performance marcante no Pelourinho
O
primeiro bloco afro do Brasil, Ilê Aiyê, deu início às celebrações do
Mês da Consciência Negra com uma apresentação repleta de ancestralidade,
ritmo, conceito e representatividade no Afro Fashion Day 2025.
Realizado no último sábado (1º), no Largo Terreiro de Jesus, no
Pelourinho, o evento contou com uma abertura especial do Ilê, a convite
da Neoenergia Coelba, com uma performance que levou à passarela os
percussionistas do bloco e cinco Deusas do Ébano, representando as cinco
décadas de história e resistência do grupo, que completou 51 anos de
fundação no mesmo dia. O
Afro Fashion Day reuniu um grande público em celebração à moda
afro-brasileira, aliando arte, identidade e empreendedorismo em um dos
espaços mais emblemáticos da cultura negra da capital baiana. Com o tema
“Beleza”, o desfile deu espaço à 45 marcas e 78 modelos, apresentando
coleções inspiradas na força, na diversidade e na estética afro. A
presença do Ilê Aiyê na abertura reforçou a conexão entre moda,
ancestralidade e empoderamento, traduzindo em som e movimento o espírito
que molda o evento desde sua criação. A energia das Deusas do Ébano na
passarela emocionou o público e reafirmou o papel do Ilê como símbolo de
orgulho e valorização da identidade negra. Durante
a programação, o público também pôde visitar a Feira da Sé, que
integrou o evento com uma mostra de afroempreendedorismo, oficinas e
produtos criativos. O Ilê Aiyê marcou presença com uma barraca oficial,
onde foram comercializados camisetas, tecidos, bonés e outros itens
exclusivos que expressam a identidade visual e cultural do bloco,
fortalecendo a economia criativa e o protagonismo da comunidade do
Curuzu. Mais
do que um desfile de moda, o Afro Fashion Day 2025 se firmou como uma
celebração da beleza negra e da representatividade, reafirmando o papel
de Salvador como referência nacional e internacional na valorização da
cultura afro-brasileira. O
Afro Fashion Day 2025 é uma realização do jornal Correio com patrocínio
da Avon, Bracell e Neonergia Coelba, apoio institucional da Prefeitura
Municipal de Salvador e Sebrae, apoio da Claro, Salvador Bahia Airport,
Shopping Barra, Sotero Ambiental e Wilson Sons, e parceria com a
Melissa.
