
Fachada do Centro Cultural SESI Rio Vermelho. Foto: Wilson Sabadin/ Coperphoto/ Sistema FIEB.
Indústria baiana reconhece papel estratégico da cultura para desenvolvimento social, aponta pesquisa do SESI Bahia
A
cultura é vista como um importante vetor de desenvolvimento humano,
inovação, fortalecimento de imagem institucional e crescimento econômico
pelas médias e grandes indústrias da Bahia. É o que revela a Pesquisa
de Demanda em Cultura, realizada pelo Instituto Consulting do Brasil em
parceria com o SESI Bahia, que ouviu 144 indústrias de diversos
segmentos no estado.
Segundo o estudo, 96% das empresas entrevistadas consideram a
cultura uma ferramenta importante ou muito importante para o
desenvolvimento humano e social. A mesma percepção é observada quando se
trata da cultura como promotora de inovação e criatividade (98%),
fortalecimento da marca (94%) e estímulo à economia criativa (95%).
A pesquisa teve como objetivo compreender a percepção do
setor industrial sobre o valor da cultura, os modelos de investimento
adotados, desafios enfrentados e como o SESI Bahia pode atuar como
parceiro estratégico nesse cenário. “Esse levantamento é o primeiro
passo do reencontro necessário entre a indústria e a cultura, entre o
fazer artístico e a gestão estratégica, entre o propósito social e o
investimento de valor. Que esses dados nos inspirem a construir novos
futuros, em que investir em cultura signifique gerar impacto, fortalecer
marcas, identidades e inovar com criatividade e propósito”, fala Joana
Fialho, gerente do SESI Cultura Bahia.
Investimento em cultura: realidade e potencial
O levantamento mostra que 62% das indústrias já investiram ou
apoiaram projetos culturais, sendo que 89% delas o fizeram
prioritariamente na Bahia. O patrocínio direto é apontado como o
principal mecanismo utilizado (32%). Porém, quando somadas leis de
incentivo federais, estaduais e municipais, o percentual alcança 44%.
Quanto aos valores, 38% das empresas investiram até R$ 100
mil por ano, enquanto 22% destinaram entre R$ 100 mil e R$ 500 mil. A
maioria (61%) apoia de dois a cinco projetos culturais anualmente, com
média geral de cinco projetos por empresa.
As principais motivações para o investimento relatadas são:
Responsabilidade social e desenvolvimento comunitário (25,8%),
Valorização da cultura local e regional (19,1%) e Reputação e
visibilidade institucional (15,7%).
Perfil e prioridades das empresas
A amostra da pesquisa contemplou 144 indústrias de médio
(44%) e grande porte (56%), localizadas majoritariamente na Região Leste
da Bahia (43%), com destaque para os setores da construção civil,
química/petroquímica, alimentos e bebidas, serviços industriais,
metalurgia e agronegócio.
Os dados revelam ainda que 78% das empresas têm políticas de
ESG ou responsabilidade social corporativa alinhadas aos Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável (ODS), e 85% realizam ações culturais
voltadas para seus colaboradores. A diretoria executiva se destaca como o
principal setor responsável pelas decisões de investimento em cultura,
segundo 52% das empresas ouvidas.
Cultura como estratégia corporativa
Os resultados evidenciam que as indústrias baianas veem a
cultura como um pilar estratégico que vai além do entretenimento,
contribuindo diretamente para: Formação cidadã e qualidade de vida;
Estímulo à criatividade e inovação; Fortalecimento da identidade
institucional; e Impulsionamento da economia criativa.
Para o SESI Bahia, os dados são fundamentais para qualificar
sua atuação como parceiro das empresas, conectando a cultura ao
desenvolvimento sustentável e ao bem-estar dos trabalhadores e da
sociedade.
“A pesquisa traz uma fotografia inédita do cenário cultural
sob a ótica do setor produtivo. Isso reforça o papel estratégico do SESI
como articulador de parcerias que gerem impacto social, econômico e
cultural na Bahia”, destaca o diretor superintendente do SESI Bahia,
Armando Neto.
Sobre a pesquisa
· Realização: Instituto Consulting do Brasil e SESI Bahia
· Metodologia: questionário com perguntas abertas e fechadas, abordagens qualitativas e quantitativas
· Universo: 344 empresas da base do SESI Bahia
· Amostra final: 144 empresas médias e grandes de diversos setores
Fonte: FIEB