
Foto: Divulgação
Teatro Vila Velha estreia exposição histórica “VILA, Um Teatro em Construção”
Seguindo o seu fluxo de ações 60+, o Teatro Vila Velha celebra sua trajetória de mais de 60 anos ocupando e pensando o mundo. Reflete sobre um futuro mais humano e mais sustentável, onde a arte, a cultura e o meio ambiente sejam pilares fundamentais para a construção de um planeta menos desigual. Nessa travessia histórica, continua em curso com o projeto O Vila Ocupa o MAB, no programa O Vila Ocupa a Cidade, através dos quais mantém o seu movimento de expansão e conexão, fortalecendo os espaços culturais da capital, abrindo um diálogo sempre político e artístico, de reflexão e atuação, com o seu público.
Nessa perspectiva, nasce a exposição “VILA, Um Teatro em Construção”, que ocupará o Museu de Arte da Bahia e os tapumes das obras do espaço, no Passeio Público. Com curadoria e expografia de Erick Saboya e Ramon Gonçalves, a abertura será no dia 24 de setembro. A obra é um trabalho iconográfico que traz na sua visualidade uma colagem, não-linear e contemporânea, identidade gráfica criada para o Vila pelos curadores, documentando a rica trajetória cultural do espaço e revelando a história do prédio do Vila. Ou seja, de uma vida em coletivo de mais de seis décadas.
Um teatro acessível a todos
A sede do teatro encontra-se neste momento em fase de requalificação para criação de acessibilidade arquitetônica. A reforma está sendo realizada pela Prefeitura de Salvador/Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), com a supervisão da Superintendência de Obras Públicas de Salvador (Sucop) e da Fundação Mário Leal Ferreira. O projeto arquitetônico é assinado pela A+P Arquitetos Associados.
A reforma contempla um novo eixo de circulação para o teatro (passarela, escadas e elevador), além de volume na cobertura (área administrativa), qualificação dos ambientes internos e criação de depósito externo. Também estão previstas a implantação de novo sistema de ar-condicionado; a qualificação acústica do teatro; a adequação do sistema elétrico do teatro; a adequação à legislação de acessibilidade universal (o que inclui banheiros, camarins e vestiários para PCDs); e também um Projeto de Combate a Incêndios.
O Vila Ocupa a Cidade
Desde que o prédio do teatro entrou em obras, foi criado o programa O Vila Ocupa a Cidade, um movimento de expansão e conexão do Teatro Vila Velha com outros espaços da cidade, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. O Vila ocupa o Museu de Arte da Bahia com apoio do IPAC, em parceria desde janeiro de 2024.
Estas exposições integram o projeto TEMPO: “Disseminação Cultural e Inclusão Social no Teatro Vila Velha”, projeto 21.792, tem a parceria da Fundação Banco do Brasil, e se destina a promover o acesso de comunidades vulneráveis à arte e à cultura a partir do Teatro Vila Velha.
Por Arlon Souza