 (2).jpg)
Monitoramento permanente ajuda a proteger o Cerrado no período mais crítico do ano / Foto: Agência Brasil
DIA NACIONAL DO CERRADO = Intensificação da seca no bioma é monitorada pela Defesa Civil Nacional
O Dia Nacional do Cerrado, comemorado nesta quinta-feira (11), chama atenção para os cuidados que a região necessita no período da seca, quando o número de incêndios costuma disparar. O bioma é considerado a savana mais biodiversa do mundo e tem papel estratégico para o equilíbrio hídrico do país. Para manter a situação sob controle, a Defesa Civil Nacional adota ações de prevenção.
No Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), a equipe técnica realiza o monitoramento do bioma durante 24h. “Equipes de plantão acompanham as previsões e os alertas disponíveis para a região, além de manterem contato com os órgãos locais de proteção e defesa civil para disseminar as informações, repassar orientações e encaminhar necessidades”, explica a coordenadora-geral de gerenciamento de riscos do Cenad, Talime Teleska.
De acordo com a coordenadora, o período de maio a setembro é marcado por poucas chuvas em grande parte do Cerrado. “Não esperamos acumulados significativos de chuva neste período”, afirma Talime, destacando o papel da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) que mantém o Monitor de Secas, ferramenta que já registrou seca grave nos estados do Maranhão, Piauí e Bahia.
Já em áreas do Tocantins, Goiás, Minas Gerais e São Paulo, a seca está na categoria moderada ou fraca. Apenas a parte leste de Goiás e sul do Mato Grosso estão em situação normal, sem seca relativa. “A partir de outubro, as chuvas retornam para áreas do Cerrado, marcando o início da quadra chuvosa na região”, acrescenta Talime.
Do ponto de vista climático, a tendência é de chuva para o trimestre de setembro a novembro, utilizando dados do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe). São esperadas chuvas acima da média em uma pequena área do oeste de Minas Gerais e leste do Goiás, enquanto, no Maranhão, Piauí e norte de Tocantins, as chuvas devem ficar abaixo do esperado. Nas demais áreas, a maior tendência é de normalidade.
“O Cerrado é a savana mais biodiversa do mundo, abrigando grande número de plantas e animais exclusivos do bioma. Além disso, desempenha papel importante na regulação do clima, atuando como um grande sumidouro de carbono, o que ajuda a mitigar as mudanças climáticas. No Brasil, o Cerrado é essencial para o equilíbrio hídrico, pois abriga as nascentes das bacias hidrográficas e abastece aquíferos” conclui a coordenadora.
Defesa Civil Alerta
Neste mês, a Defesa Civil Nacional está prevendo o lançamento do Defesa Civil Alerta nas regiões Centro-Oeste e Norte, que englobam grande parte do Cerrado. O Defesa Civil Alerta é um sistema que utiliza tecnologia cell broadcast para enviar mensagens de texto e sonoras para os celulares em áreas de risco iminente. Os alertas aparecem de forma destacada na tela dos aparelhos e podem soar mesmo em modo silencioso (em casos extremos).
As mensagens incluem orientações claras sobre como agir em caso de perigo. Não é necessário cadastro prévio e o serviço é gratuito. A abrangência depende da cobertura de telefonia móvel e da compatibilidade dos dispositivos com as redes 4G ou 5G.
Reuniões periódicas
O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) promove reuniões periódicas de acompanhamento da situação da seca no Brasil, garantindo a participação e a articulação do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec).
Participam das reuniões representantes regionais e de órgãos federais de monitoramento, preparação e resposta a desastres. A próxima está agendada para o dia 17 de setembro.
Fonte: Ascom/MIDR