
Skate, destaque entre os mais jovens (Liga Esportiva NESCAU® / Divulgação)
Inatividade entre os jovens brasileiros ultrapassa 80%, segundo IBGE
Por Doro Jr e Rafael De Marco
?Brasileiro adora esportes. Adora assistir a partidas e campeonatos. E os avanços da tecnologia e da conectividade têm alimentado essa fome por emoção ao trazer alternativas à televisão. Brasileiro realmente adora esportes. Agora, quando se trata de praticar, a história é outra. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais sedentário da América Latina e ocupa a quinta posição no ranking mundial. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 47% dos brasileiros são sedentários. Já entre os jovens o número é ainda mais alarmante: 84%.
O sinal de alerta está ligado, principalmente se for levado em conta a saúde das próximas gerações. Comprovadamente, a falta de atividade física é um fator de risco. Pesquisa desenvolvida na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) apontou que o sedentarismo e a obesidade podem envelhecer o sistema imunológico de uma pessoa em até 15 anos e, consequentemente, favorecer o surgimento de outras doenças.
A boa notícia é que o mesmo estudo aponta que os exercícios físicos podem reverter os fatores de envelhecimento precoce. A conclusão lógica é que se faz imprescindível começar a levar uma vida ativa desde cedo. Iniciativas como a Liga Esportiva NESCAU®?apontam o caminho. O campeonato estudantil já impactou?mais de 120 mil crianças e adolescentes em diferentes pontos do Brasil em dez anos de história.
Os números sustentam o fato da Liga?NESCAU® ser considerada a maior competição poliesportiva estudantil do país e pioneira em unir modalidades adaptadas e não adaptadas em um só lugar. Somente em 2025, já foram 33 mil participantes em oito capitais, além de uma parceria com os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). Entre eles, 20% são PCDs, superando em dobro a meta inicial e ratificando a vocação inclusiva do evento esportivo da marca de achocolatados da Nestlé.
“Atuamos?diretamente na base da pirâmide esportiva, promovendo acesso, diversidade e engajamento a milhares de crianças e adolescentes. A estratégia já mostra resultados tangíveis. Em 2024, NESCAU® atingiu a marca de 20 mil crianças com o evento. Para 2025, a previsão é atingir mais de 40 mil jovens, um expressivo crescimento de 100%”, afirma Anamaria Monte, Gerente de Experiência da Marca Nescau.?
“A iniciativa também está alinhada às diretrizes do Comitê Olímpico Brasileiro, com a priorização de modalidades de entrada como atletismo, judô, natação e ginástica – que favorecem capacidade cardiovascular, foco, respiração e consciência corporal, além de soft skills como trabalho em equipe e socialização”, completa Anamaria.
Diversidade e inclusão -?A estrutura montada para receber as etapas da Liga é adaptada com rampas, espaços de silêncio e inclusão de modalidades acessíveis. Também há forte presença feminina em modalidades como skate e futebol, superando a marca dos 50%. “Trabalhamos para, no futuro, firmar parcerias com secretarias do esporte para levar o projeto a cada vez mais regiões incentivando a prática esportiva juvenil”, revela.