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Estádio Morumbis ganha nova identidade visual com materiais autoadesivos da Avery Dennison
Um dos maiores e mais tradicionais palcos do futebol brasileiro e de eventos culturais da América Latina, o Estádio do Morumbi recentemente passou a se chamar Morumbis, em homenagem à icônica marca de chocolates BIS, da Mondelez Brasil, detentora dos naming rights do espaço até 2026. Para adaptar toda a comunicação do estádio à nova identidade, foi necessária uma grande transformação visual, realizada com o uso de materiais autoadesivos da Avery Dennison, reconhecida por suas soluções inovadoras para comunicação visual.
Segundo André Pires, Gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios Graphics da Avery Dennison para a América Latina, o projeto, iniciado em abril de 2024, está em fase final de implantação. Ele conta que a reformulação envolveu desde placas de sinalização, áreas de circulação de torcedores e patrocinadores até elementos da ambientação institucional do clube. A operação foi conduzida em parceria com a Zoom Comunicação Visual, empresa homologada da Avery Dennison, responsável pela aplicação dos materiais no local.
“Esse projeto representa uma aplicação prática e de grande visibilidade do poder da comunicação visual. Atualizar um estádio com a dimensão do Morumbis, garantindo durabilidade, qualidade e um acabamento impecável foi um desafio que conseguimos superar graças à escolha certa de materiais e à sinergia com nossos parceiros”, afirma o executivo.
Material adequado para superfícies desafiadoras
Diante da diversidade de superfícies presentes no estádio – como concreto, plástico, aço e paredes com diferentes tipos de acabamento – a escolha técnica foi por um material autoadesivo com alto poder de adesão: o MPI 3823 White Matt Grey HT, da linha MPI 3800.
Com acabamento fosco e adesivo High Tack, a solução é ideal para aplicações de média duração que demandam adesividade diferenciada, inclusive em substratos considerados de difícil aderência. O material oferece excelente estabilidade dimensional, cores vibrantes e fácil manuseio durante impressão e instalação.
“Quando falamos em ambientes de alto fluxo de pessoas e com exposição ao tempo, como estádios, é essencial usar produtos que mantenham o desempenho ao longo do tempo. O autoadesivo escolhido cumpriu esse papel com excelência”, reforça André.
Parceria estratégica e resultado de impacto
Segundo Moisés Mariano, sócio-diretor da Zoom Comunicação Visual, o conhecimento técnico e a confiança na qualidade dos materiais da Avery Dennison foram fundamentais para o sucesso do projeto.
“Somos parceiros da companhia há bastante tempo. Como muitos adesivos foram aplicados diretamente no concreto, esse foi o maior desafio, mas com o material certo
e uma boa aplicação tiramos de letra. A Avery Dennison desempenhou essa entrega muito bem, sempre com estoque disponível e material de alta qualidade. O estádio ganhou uma cara nova, deu mais vida ao ambiente, e tivemos um feedback muito positivo”, destaca Moisés.
O resultado foi uma transformação visual completa, com a nova identidade do Morumbis ganhando destaque em cada canto do estádio. Além da satisfação do cliente, o projeto também abriu novas oportunidades. “Esse case nos permite reforçar nossa presença no mercado esportivo e abre caminho para outras aplicações criativas e técnicas no segmento de grandes eventos e comunicação de marca”, conclui André Pires.
Por Rodolfo Milone