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Foto: Divulgação
Maior feira de calçados do Brasil, BFSHOW movimenta o setor
A 2ª edição da feira BFSHOW, que
acontece entre os dias 21 e 23 de maio, no Transamerica Expo Center, em
São Paulo/SP, traz grandes expectativas para o setor calçadista
nacional. Maior feira de calçado do País, a feira reunirá mais de 300
marcas que devem receber uma visitação estimada em mais de 10 mil
pessoas, do Brasil e de fora dele. O evento é uma realização da
Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em
parceria com a NürnbergMesse
Brasil.
A boa expectativa de negócios é
impulsionada, sobretudo, por três fatores. A estimativa da Abicalçados
de crescimento do mercado interno entre 2,4% e 3,8% ao longo de 2024, e o
fato de ser a única feira calçadista do período imediatamente após
Dias das Mães, principal data nacional para o varejo de calçados, e por
lançar as coleções de Verão, responsáveis por 70% das vendas da
indústria do setor. Na primeira edição, realizada em novembro do ano
passado, foram mais de R$ 315 milhões
somente em negócios com o mercado externo. Neste ano, o valor deverá ser
superado pelos fatores elencados. “As expectativas são bastante
positivas. Estamos sentindo a indústria e o varejo animados para o
evento e com muita vontade de fazer a roda
voltar a girar, especialmente em função da crise gerada pela catástrofe
climática no Rio Grande do Sul”, comenta o presidente-executivo da
Abicalçados, Haroldo Ferreira. Segundo ele, a feira, que nasceu voltada
para os anseios do mercado do setor,
ouviu, inclusive, empresas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do
Sul, que optaram por participar da feira mesmo em meio às dificuldades
como uma forma de gerar negócios e preservar empregos. “Temos casos de
empresas gaúchas que cancelaram a
participação e voltaram atrás, porque entenderam a importância do evento
neste momento”, conclui.
O CEO da NürnbergMesse Brasil, João Paulo
Picolo, destaca o crescimento do evento, que já na sua segunda edição
se torna o principal do setor calçadista no País. “É um orgulho para a
NürnbergMesse Brasil fazer parte deste projeto ambicioso da
Abicalçados, que vem unindo a indústria calçadista no Brasil”, destaca.
Expositores otimistas
Uma
das empresas que estão confirmadas na BFSHOW é a Grendene. O diretor
comercial da calçadista, Paulo Barth, ressalta que as expectativas para a
feira são bastante positivas. “Acreditamos que teremos um
número muito expressivo de clientes visitando a feira, tanto do mercado
interno como do mercado externo”, prevê. Segundo ele, a mostra, até
mesmo pelo fato de ter grandes fornecedores confirmados, deve atrair as
atenções dos principais players do
mercado, sendo uma oportunidade relevante para a apresentação das
coleções de Verão, as mais importantes para a Grendene. “O segundo
semestre é historicamente nosso semestre de maior representatividade e
estamos com uma expectativa muito positiva
para os negócios que realizaremos durante a BFSHOW”, destaca o diretor,
acrescentando que, além das coleções da estação quente, a empresa terá
oferta de produtos de alto giro para pronta entrega.
Com presença confirmada na BFSHOW, a
Petite Jolie é outra empresa que lançará seus produtos de Verão na feira
calçadista realizada pela Abicalçados. “Precisamos estar onde os
clientes estão e a nossa expectativa é de que estarão, em boa
parte, na BFSHOW. Além disso, participar deste momento, em que temos a
possibilidade de ver uma nova grande feira performando na cidade de São
Paulo é importantíssimo para a nossa visibilidade”, comenta o gerente
comercial nacional da Petite Jolie,
Ruy Ferreira. Para a BFSHOW, a calçadista levará toda a equipe de
representantes regionais para receber os lojistas. “A feira marca a
apresentação da coleção de Verão I da marca, então o cliente encontrará
todas as novidades relacionadas a
tendências e cores da estação mais alegre do ano”, adianta o diretor.
Presença internacional
Do
mercado externo estão confirmados na BFSHOW pelo menos 98 grupos
internacionais de 31 países, por meio do Projeto Comprador do Brazilian
Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido
pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em
parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos (ApexBrasil), e do Programa Comprador, realizado pela
BFSHOW. A expectativa é de um volume
significativo de negócios com compradores da Alemanha, Arábia Saudita,
Argentina, Bolívia, Botswana, Chile , Colômbia, Costa Rica, Egito, El
Salvador, Emirados Árabes Unidos, Equador, Espanha, Estados Unidos,
Filipinas, Guatemala, Kuwait, Líbano,
Líbia, Moçambique, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República
Dominicana, Rússia, Sérvia, Suriname, Tanzânia, Tunísia e Uruguai.
Durante a BFSHOW, além dos compradores
trazidos em esforço conjunto entre Abicalçados, ApexBrasil e
NürnbergMesse Brasil, o calçado nacional será apreciado por outros
milhares de visitantes estrangeiros que virão por conta própria.
Conforme a
NürnbergMesse Brasil, já são mais de 60 países credenciados.
Evento sustentável
No
show do calçado brasileiro não poderia faltar a sustentabilidade, tema
em que a indústria nacional do setor é referência internacional. Durante
a feira, iniciativas que vão desde o descarte correto dos
resíduos de produção e o uso de materiais reciclados, como coco e bambu,
até produções feitas 100% com energia solar, estarão presentes.
Conforme a NürnbergMesse Brasil a estimativa é de dar o destino
ambientalmente correto a dezenas de toneladas
de resíduos que serão gerados dentro dos pavilhões do Transamerica Expo
Center.
Antes mesmo de virar lei no Estado de São
Paulo, a NürnbergMesse Brasil foi pioneira no país em promover a
destinação correta dos resíduos de suas feiras de negócios. Um projeto
iniciado em 2023, que apoia cooperativas de reciclagem e a economia
circular. Nas sete grandes exposições promovidas pela empresa no ano
passado, 107 toneladas de lixo foram destinadas para reciclagem. Pela
iniciativa, tudo é reciclado dentro da feira, exceto os materiais
orgânicos. São reaproveitados desde lixo seco
de estandes e restaurantes até madeiras, carpetes, papéis, sinalizações,
entre outros.
Solidariedade ao RS
Desde
o início de maio, as enchentes no Rio Grande do Sul têm gerado uma onda
de solidariedade. Com o objetivo de apoiar pessoas atingidas pela
catástrofe climática, a BFSHOW contará com pontos de coleta de
doações aos atingidos, não apenas em maio, mas também na sua edição de
novembro, também em São Paulo. Além disso, a organização já vem ajudando
as empresas atingidas e fazendo doações de água, colchões e kits de
limpeza e é apoiadora do
Movimento Próximos Passos RS, realizado pela Abicalçados e entidades da
cadeia produtiva do calçado. A ação captará recursos financeiros que
serão direcionados à reestruturação das condições de vida das famílias
calçadistas impactadas.
SERVIÇO
Evento: 2ª BFSHOW
Data: 21 a 23 de maio
Local: Transamerica Expo Center, em São Paulo/SP
Por Diego Rosinha