Foto: Divulgação
Furtada antes da festa, ambulante recupera kit com apoio da Defensoria e volta a trabalhar no segundo dia de Carnaval
Folião sabe: se der bobeira, perde o trio. A resposta rápida está no centro da ação da Defensoria Pública no carnaval, especialmente para atender às demandas de quem aproveita a festa para levar um dinheiro extra para casa. E foi isso que permitiu um final feliz para a ambulante Rosilande de Jesus Silva, de 51 anos.
Faltando apenas dois dias para o Rei Momo receber as chaves da cidade, a trabalhadora teve todo seu kit para vender bebidas no Campo Grande furtado. Ela havia deixado isopores, sombreiro, banco, itens de proteção solar marcando o ponto e quando voltou, não encontrou mais nada. Foi um momento de desespero, porque essa é sua principal fonte de renda do ano.
“Eu pensei: acabou meu Carnaval! Comecei a chorar, fiz o Boletim de Ocorrência, fui na SEMOP…”, conta a ambulante. Até que uma luz verde se acendeu em sua memória. “Foi aí que lembrei: na apresentação, a defensora pública disse que qualquer coisa que acontecesse era para a gente contar com a Defensoria!”, referindo-se à Capacitação dos Ambulantes, promovida pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e na qual as coordenadoras da Especializada de Fazenda Pública, Martha Cavalcante, e de Gestão Ambiental, Marina Pimenta, falaram sobre o Plantão da Defensoria no Carnaval 2026. O momento, que parecia apenas informativo, acabou se tornando decisivo: o atendimento à Rosilande foi registrado logo nos primeiros minutos da abertura do Plantão.
O defensor público que representa a Defensoria no posto instalado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), Alan Roque, também atuou no caso. “A celeridade no atendimento desta recomendação é medida de justiça social, garantindo a dignidade da pessoa humana e o sustento alimentar da assistida durante o período festivo”, ressaltaram, no ofício, as defensoras públicas.
Ação imediata assegurou trabalho e renda para ambulante
Na tarde desta sexta-feira, 13, a coordenadora Suellen Bury foi com a assistida até à sede da Semop, no bairro do Comércio, e lá o agente de fiscalização Eduardo Carvalho entregou o novo kit. “Através da nossa atuação extrajudicial, conseguimos garantir que Rosilande pudesse exercer sua atividade de forma regular, com o equipamento adequado e dentro das normas estabelecidas para o comércio ambulante durante a festa”, explicou a coordenadora do Plantão Não-Penal.
Rosilande não perdeu um minuto. Enquanto o terceiro trio elétrico cruzava o Circuito Osmar, ela já colocava a bebida para gelar e reconquistava a clientela sob o sol forte. “A Defensoria é de verdade: ela vai, corre atrás e resolve mesmo! Eu sou a prova viva disso, consegui meu kit de volta. Me senti acolhida. Chegar nos lugares com a Defensoria, faz toda a diferença. Quem precisar, pode procurar”, agradeceu a ambulante.
Estimativas dos próprios trabalhadores apontam que é possível faturar até R$ 5 mil nos seis dias de festa. Dinheiro que faz toda a diferença para as famílias dos quatro mil ambulantes que aguardam a maior festa de rua do planeta para fazer uma renda extra.
“O Carnaval é uma manifestação cultural que movimenta a economia e reúne milhões de pessoas, mas também é um espaço onde direitos precisam ser garantidos de forma permanente. A Defensoria está nas ruas para assegurar que trabalhadores, mulheres, crianças e pessoas com deficiência tenham proteção efetiva. Nosso compromisso é atuar com agilidade, proximidade e resolutividade”, afirma a defensora pública-geral do Estado, Dra Camila Canário.
E como diz o mote da campanha: Na folia, conte com a Defensoria!
SERVIÇO | PLANTÃO DO CARNAVAL 2026 – DEFENSORIA PÚBLICA DA BAHIA
???? Período: 12 a 18 de fevereiro
???? Horário: das 9h às 21h
Estrutura do Plantão
• 83 defensoras(es) públicas(os)
• 84 servidoras(es)
• 44 itinerâncias
• 12 pontos de atendimento
• Núcleo de Atendimento Psicossocial
• Relatório Digital (BI do Carnaval)
Pontos de Atendimento
???? DPE/BA (sede do Canela)
???? Pelourinho (Terreiro de Jesus)
???? Ondina (próximo às “Gordinhas”, Av. Oceânica em frente ao antigo ISBA)
???? Casa da Mulher Brasileira
???? Comitê de Proteção Integral da Criança e do Adolescentes para Grandes
Eventos (Procon)
???? Comitê de Proteção Integral da Criança e do Adolescentes para Grandes
Eventos (Barra)
???? Núcleo de Prisão em Flagrante
???? Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente (Oitivas Informais)
???? Centro Integrado de Comando e Controle - CICC/SP
???? Superintendência de Prevenção à Violência e Valorização Profissional -
SPREV (Ondina)
???? Superintendência de Prevenção à Violência e Valorização Profissional -
SPREV (Campo Grande)
???? Cajazeiras (Campo da Pronaica)
Contatos do Plantão
???? (71) 3116-2034 | ???? (71) 99913-9108
???? plantaocarnaval@defensoria.ba.def.br
???? plantao@defensoria.ba.def.br
