Foto: Matheus dos Anjos / Opera NEOJIBA/Arquivo O Candeeiro
NEOJIBA abre inscrição para 490 vagas
Começa oficialmente mais um ano de atividades no NEOJIBA. O programa prioritário do Governo da Bahia, referência no Brasil e no mundo em desenvolvimento social por meio da música, está com inscrições abertas para novos integrantes.
São 490 vagas destinadas a crianças, adolescentes e jovens de 6 a 23 anos. As oportunidades estão distribuídas em nove núcleos do NEOJIBA, localizados em Salvador e nas cidades de Feira de Santana, Jequié, Lauro de Freitas, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas.
As inscrições começam no dia 02 e seguem até 18 de fevereiro, por meio do formulário on-line disponível no site do NEOJIBA (neojiba.org). O candidato deve ler atentamente o regulamento e, em seguida, acessar o link de pré-inscrição do núcleo desejado. Caso prefira, o interessado também pode realizar a pré-inscrição de forma presencial, comparecendo ao endereço do núcleo escolhido entre 2 e 6 de fevereiro (horários disponíveis no regulamento presente no site).
Em Salvador e Região Metropolitana, as oportunidades são para os núcleos do Bairro da Paz (40 vagas), Mata Escura (52 vagas), Nordeste de Amaralina (43 vagas), Nazaré (20 vagas) e Lauro de Freitas (80 vagas). No interior do estado, as vagas estão distribuídas entre os núcleos de Feira de Santana (84 vagas), Vitória da Conquista (52 vagas), Jequié (20 vagas) e Teixeira de Freitas (99 vagas).
Após a pré-inscrição, os candidatos selecionados devem comparecer ao núcleo escolhido entre 19 e 24 de fevereiro para a entrevista presencial de confirmação de interesse e dados, uma etapa obrigatória e eliminatória. É necessário levar a documentação informada no regulamento. O não comparecimento acarretará na eliminação do candidato.
A inscrição e as atividades mantidas pelo programa são totalmente gratuitas. O NEOJIBA fornece instrumentos e acessórios para a prática musical e oferece atendimento psicossocial aos integrantes e suas famílias. Cada núcleo possui critérios específicos de idade, turno, instrumentos e práticas musicais ofertadas, de acordo com as vagas disponíveis.
NEOJIBA
Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e a integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e administrado pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 18 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 42 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia mais de 2,4 mil integrantes diretos em seus 13 núcleos, em Salvador e em seis cidades do interior da Bahia, e 6 mil participantes indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.
Por Beatriz Meneses
