Foto: Divulgação
Autobiografia de Mestre João Grande é lançada durante o 7ª Rede Capoeira, em Cachoeira
Um dos destaques da programação da 7ª edição do Rede Capoeira: Heróis Populares – Edição Especial Recôncavo da Bahia acontece no sábado (17), às 19h, com o lançamento da autobiografia “João Grande por ele mesmo”, no Cine Theatro Cachoeirano, em Cachoeira. A atividade integra a programação do evento e marca a primeira vez que a história de vida do mestre é registrada em livro a partir de sua própria narrativa.
A publicação reúne memórias e relatos de Mestre João Grande, com a participação de seus filhos, alguns netos e de uma ampla comunidade capoeirística, em um momento de celebração, reconhecimento e valorização de sua trajetória. O lançamento acontece em Cachoeira, território de referência da capoeira e da cultura popular negra.
Mesmo impossibilitado de viajar ao Brasil por indicação médica, Mestre João Grande acompanha o lançamento de forma remota, por meio de uma plataforma digital, estando simbolicamente presente na atividade realizada no Recôncavo Baiano. O momento permite que o mestre, ainda em vida, compartilhe sua própria história e veja seu legado reconhecido publicamente, junto à família e à comunidade da capoeira.
“É muito simbólico que Mestre João Grande consiga, ainda em vida, contar a sua própria história e ver esse legado reconhecido junto à sua família e à comunidade capoeirística. Mesmo não podendo estar fisicamente presente, a tecnologia permite que ele acompanhe o lançamento do seu livro em Cachoeira, um território fundamental da capoeira e da cultura popular do povo preto. É um momento de celebração, alegria e reconhecimento para todos nós”, afirma Mestre Sabiá, idealizador e coordenador do Rede Capoeira.
Discípulo de Mestre Pastinha, um dos maiores expoentes da Capoeira Angola, Mestre João Grande construiu sua trajetória a partir da tradição oral, da vivência e da transmissão de saberes, tornando-se uma referência para diferentes gerações de capoeiristas. Mesmo não sendo um homem letrado ou acadêmico, sua história encontrou formas de ser registrada e compartilhada, preservando sua memória e o legado deixado para a capoeira.
Na mesma noite, o público acompanha o painel “Legado de Seu Pastinha: Capoeira é tudo que a boca come”, reunindo Mestre Fernando de Saubara, Mestre Boca Rica e Mestre Bigo, contemporâneos de João Grande e também alunos diretos de Mestre Pastinha, reforçando o caráter histórico e afetivo do encontro.
O Rede Capoeira: Heróis Populares – Edição Especial Recôncavo da Bahia acontece entre os dias 16 e 18 de janeiro, nas cidades de Santo Amaro e Cachoeira, e vem se consolidando como uma importante iniciativa de preservação da memória e dos saberes das culturas populares, reunindo mestres e mestras da capoeira, do samba de roda e de outras manifestações tradicionais.
No primeiro dia do evento, a cerimônia oficial de premiação dos Heróis Populares 2026 conta com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e da presidenta da Funarte, Maria Marighella, reforçando o reconhecimento institucional da importância do Rede Capoeira no cenário nacional de valorização do patrimônio imaterial brasileiro.
SERVIÇO
Lançamento da autobiografia “João Grande por ele mesmo”
Local: Rede Capoeira - Cine Theatro Cachoeirano, em Cachoeira
Data: 17.01 (sábado)
Horário: 19h
Por Cilene Brito
