Foto: Pedro Nepumuceno
Coopanest-BA celebra 40 anos com programação especial no Centro de Convenções de Salvador
A Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas da Bahia (Coopanest-BA) iniciou, na quinta-feira (27), no Centro de Convenções de Salvador, a programação em comemoração aos 40 anos de fundação. A abertura contou com uma palestra do jornalista e filósofo Clóvis de Barros Filho sobre Inteligência Moral na Era Digital. Ainda no primeiro dia, quatro anestesiologistas foram homenageados: Altamirando Santana, Roque Archanjo, Carlos Eduardo Araújo e José Siquara.
“O cooperativismo é um dos maiores modelos econômicos. Na área médica, ele ainda não ganha tanto destaque. No Brasil, conhecemos muito o cooperativismo pelo agro. A anestesia conseguiu se desenvolver bastante dentro dessa lógica. Isso foi fundamental, e estamos há 40 anos crescendo como cooperativa. Vale a pena celebrar”, afirma Hugo Dantas, médico anestesiologista e presidente da Coopanest-BA.
Nesta sexta-feira (28), a cooperativa realizou o 3º Coopanest Day, promovido em parceria com a Federação Brasileira das Cooperativas de Anestesiologistas (Febracam). O encontro ocorreu de forma integrada ao 8º Febracam Day e à programação do 70º Congresso Brasileiro de Anestesiologia (CBA).
A manhã foi dedicada à participação feminina na grade científica, com o objetivo de fortalecer a presença de mulheres anestesiologistas em um campo historicamente masculino. A primeira palestra foi da psicóloga, neuropsicóloga e professora de yoga Gabriela Dantas, sobre “A importância do aqui e agora”. Em seguida, a médica e única sul-americana a escalar o Everest por suas duas faces, Karina Oliani, compartilhou os desafios de alcançar o topo do mundo. A programação da manhã também contou com a palestra da médica Luciana Haddad, que abordou a prática esportiva após os 30 anos.
No período da tarde, o evento recebeu nomes de destaque, como o navegador e escritor Amyr Klink, com a palestra “Administrando em ambientes de alto risco”, e o neurocientista Miguel Nicolelis, reconhecido internacionalmente por suas pesquisas em interfaces cérebro-máquina, que apresentou o tema “Inteligência artificial x Inteligência natural – uma disputa desigual”.
Sobre a escolha de Amyr Klink como palestrante, Hugo Dantas explicou: “A proposta dele dialoga com a nossa realidade. O tema trata, essencialmente, de administrar em um ambiente de crise. No mar, como ele mesmo pontuou, tudo exige planejamento rigoroso. A crise é cotidiana, com situações esperadas e inesperadas. Trazê-lo foi importante justamente por esse paralelo”.
O presidente da Febracan, Rômulo Pinheiro, ressaltou a importância da realização do evento, que ocorreu dentro do 70º Congresso Brasileiro de Anestesiologia. “Tenho muito a agradecer a Coopanest-BA, ao doutor Hugo Dantas, pelo altíssimo nível das palestras, pela satisfação de todos que aqui estiveram presentes, pela presença das nossas filiadas e também dos associados da SBA. Esse conjunto de ação, essa proximidade entre nossas instituições, traz enormes ganhos a anestesiologia brasileira. Estou aqui muito satisfeito, muito feliz e muito agradecido pela presença de todos”, finalizou.
Coopanest-Ba
A Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas da Bahia foi fundada em 2 de julho de 1985, inicialmente sob o nome COPAS – Cooperativa dos Anestesiologistas de Salvador. Em 5 de agosto de 1991, com a ampliação de sua atuação para além da capital, passou a se chamar COOPANEST-BA, congregando anestesiologistas de todo o estado. Ao longo de quatro décadas, a cooperativa permanece firme na defesa dos interesses de seus cooperados, oferecendo serviços de excelência reconhecidos nacionalmente, investindo em tecnologia e promovendo iniciativas que fortalecem a anestesiologia na Bahia.
Por Celine de Souza
