Cônsul Geral do Uruguai, Alejandro Mongrell em meio aos artistas do Candombe Foto: Tâmara Gondim
Instituto Cervantes promove noite multicultural em Salvador com a presença de cônsules de quatro países
Na noite da última quarta, 26, o Instituto Cervantes de Salvador foi palco do encontro multicultural África, Brasil, Espanha e Uruguai durante a conferência As raízes do Candombe, do espetáculo Alma de Tambor - Candombe na Bahia, e uma degustação de vinhos uruguaios, com a presença do Cônsul Geral do Uruguai, Alejandro Mongrell. Já no Cine Glauber Rocha, o diretor do Instituto Cervantes, Luís Ángel Macías Amigo, recebeu os cônsules Ricardo Cortes, de Portugal; Augustin Núñez, da Argentina; e Ignacio Pérez Cambra, da Espanha, em torno da estreia internacional do filme “Bahia 1625. Historia sobre lienzo”, de Antonio Pérez Molero, apresentado pela primeira vez durante o 51º Festival Ibero-americano de Huelva.
CANDOMBE: Durante a manifestação afro-uruguaia que tem forte ligação com os terreiros, as ladeiras e cortejos baianos, apresentada pelo Grupo Cuareim 1080, o cônsul uruguaio destacou que o encontro faz parte das comemorações do bicentenário da Independência Uruguaia e que incluem algumas visitas de intercâmbio cultural na capital baiana: “Ontem visitamos a Funceb, justamente para que ocorresse essa integração entre os percussionistas da escola de música de lá e o Candombe do Grupo Cuareim 1080. Amanhã vamos visitar o Quabales”, destacou ao mesmo tempo em que lembrou que a Bahia, assim como o Uruguai, herdou muito das mesmas matrizes africanas.
BAHIA 1625: HISTORIA SOBRE LIENZO: Já o filme documentário que teve lançamento mundial em sessão no Cine Glauber Rocha, gira em torno da descoberta casual de uma pintura que retrata, 400 anos depois, a batalha travada entre a Espanha e a Holanda, na Bahia, em 1625. A estreia contou com a presença do diretor Antonio Pérez Molero e reuniu, além dos cônsules, nomes como Francisco Luz, embaixador e diretor do escritório do Itamaraty na Bahia; Gustavo Garriga Pires, Almirante do 2º Distrito Naval Bahia e Sergipe; Jairdilson da Paz Silva, historiador; Joaci Fonseca de Góes, presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia; Antonio Peres Junior, presidente da ABRESCCO, dentre outras autoridades. A estreia nacional do filme ainda não tem data marcada, mas na Espanha, ele chega aos cinemas em 4 de dezembro.
Por Flamarion Reis
