A segunda edição no Santos Dumont, em setembro (Wagner Cavalcanti / IEM)
Troféu União das Águas leva trabalho em equipe e inclusão a crianças e jovens neste sábado (1), no Recife
Por Doro Jr. e Deborah Mamome
O Troféu União das Águas chega a sua terceira edição neste sábado (1), no Centro Esportivo Santos Dumont, no Recife, consolidado como uma das maiores celebrações da natação de base em Pernambuco. Realizado pelo Instituto Etiene Medeiros (IEM), em parceria com o Colégio Grande Passo, o evento integra o Circuito Estadual de Natação 2025 e se propõe a ser muito mais do que uma competição: é um espaço de encontro, inclusão, incentivo ao esporte e transformação social.
As provas terão início às 8 horas, reunindo 439 participantes de diferentes idades e níveis de habilidade. Com o evento, o IEM segue o compromisso de democratizar o acesso ao esporte, criando oportunidades concretas para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.
Mais do que buscar resultados, o Troféu União das Águas tem como propósito formar pessoas por meio do esporte, promovendo valores como disciplina, superação, respeito, trabalho em equipe e inclusão social. O evento também se destaca por integrar lazer, cultura e esporte, com apresentações culturais, atividades recreativas e espaços de convivência.
O público poderá acompanhar gratuitamente todas as disputas nas piscinas do Santos Dumont. Familiares, professores, dirigentes e entusiastas da natação incentivam os participantes das arquibancadas.
Criado há mais de 10 anos, o Troféu União das Águas se tornou porta de entrada para novos talentos da natação no estado. O projeto incentiva a participação de atletas não federados, ampliando o acesso à natação e fortalecendo o esporte educacional.
O evento transforma a piscina em palco de sonhos, talentos e muita superação, com união e espírito de equipe. E aproxima gerações, conectando atletas iniciantes à história viva da natação pernambucana e estimulando o sentimento de pertencimento à comunidade esportiva local.
Berço de talentos - O Troféu reforça o papel de Pernambuco como um berço de talentos da natação brasileira, com nomes como Adriana Salazar, Paula Baracho, Joana Maranhão, Etiene Medeiros e Maria Carolina Santiago — atletas que inspiram as novas gerações.
Nas duas primeiras edições deste ano, em abril e setembro, participantes e público fizeram uma grande festa no Santos Dumont, dentro e fora das piscinas, com cerca de 500 atletas inscritos e mais de 2.000 pessoas nas arquibancadas.
A 3ª edição do Troféu União das Águas é uma realização do Instituto Etiene Medeiros (IEM), em parceria com o Colégio Grande Passo, com incentivo do Banco do Nordeste e do Governo Federal, e apoio do Centro Esportivo Santos Dumont e da agência de comunicação Maúna.
Fonte: ZDL Sports
