
O professor e compositor Paulo Costa Lima (esq.) e o maestro Carlos Prazeres (dir.) estão entre os integrantes das mesas do Fórum. Foto: Amanda Tropicana | OSBA
Fórum OSBA de Orquestras Sinfônicas tem início nesta quarta-feira (24), com o tema “Música de Concerto em Movimento”
A
Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) realiza, nesta quarta e
quinta-feira, 24 e 25 de setembro, às 14h, o 1º Fórum OSBA de Orquestras
Sinfônicas – “Música de Concerto em Movimento”, no Teatro do
Goethe-Institut, em Salvador. O evento gratuito tem como objetivo propor
um espaço de diálogo e intercâmbio entre profissionais e instituições
do setor, fortalecendo a música de concerto na Bahia e ampliando o
acesso do público a esse universo. A
programação do Fórum contará com quatro mesas temáticas: “43 anos da
Orquestra Sinfônica da Bahia” – que serão celebrados em 30 de setembro;
“Do palco à praça: produzindo pontes entre orquestra e território”;
“Desafios na gestão de orquestras profissionais”; e “Novos caminhos para
a música de concerto”. Estão
confirmados como palestrantes: Ana Flávia Cabral (Fundação OSB), Bruno
Monteiro (Secult/BA), Carlos Prazeres (OSBA), Marcelo Lopes (ABRAOSC/FOSESP), Nathalia Costa (Theatro Municipal de São Paulo), Paulo Costa Lima (ABM/CNPq/UFBA), Raquel Amado (ORSSE/Funcap), Raquel Rosa (FOSESP), entre outros convidados. Os
ingressos gratuitos disponibilizados via Sympla para o evento já estão
esgotados. Para quem não conseguiu garantir a entrada, haverá uma fila
de espera para o caso de vagas não preenchidas, em até dez minutos após o
início da atividade correspondente. De
acordo com Alessandra Serra, Diretora Executiva da OSBA e
Superintendente Executiva da ATCA, esta primeira edição abre portas e
janelas para aprendermos em conjunto sobre as orquestras sinfônicas
profissionais. “Penso, logo toco. E, para tocar melhor, também é preciso
pensar. O Fórum OSBA de Orquestras Sinfônicas nos instiga a buscar a
riqueza do pensamento de diferentes coletivos e indivíduos da música de
concerto”, afirma Serra. Já
para Lucas Robatto, chefe do naipe de flautas da OSBA e professor da
Escola de Música da UFBA, o Fórum reforça a importância da troca de
experiências no cenário orquestral. “Com este evento, a OSBA reafirma
seu papel como promotora de um espaço público de debate sobre a música
de concerto. O Fórum busca fortalecer a troca de experiências e
contribuir de forma efetiva para a difusão da música sinfônica na Bahia e
em outras regiões”, destaca Robatto. O
encerramento das atividades será marcado por um momento especial: no
dia 26 de setembro, sexta-feira, às 19h, na Concha Acústica do Teatro
Castro Alves, a OSBA apresentará um concerto em homenagem a Gal Costa,
justamente na data em que se comemoram os 80 anos de nascimento da
artista baiana. Com ingressos esgotados, Gal 80 terá transmissão pela TVE e YouTube da OSBA e da TVE. SOBRE A OSBA | Criada em 30 de setembro de 1982, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA)
é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de
publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade
sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a
gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo
mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). Serviço: 1º Fórum OSBA de Orquestras Sinfônicas – ‘Música de Concerto em Movimento’ Datas: 24 e 25 de setembro Horário: 14h Local: Teatro do Goethe-Institut, Salvador Ingressos: Esgotados - haverá fila de espera** *O ingresso garante a entrada até dez minutos após o início da atividade correspondente **Haverá fila de espera de ingressos para o caso de vagas não preenchidas em até dez minutos após o início da atividade correspondente ***A certificação no I Fórum OSBA de Orquestra Sinfônicas será cadastrada como um evento de extensão sob a coordenação do professor Lucas Robatto pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFBA – PPGPROM Programação do Fórum: 24/09/2025 (Quarta-feira) 14h às 15h30 | Mesa I | Abertura ‘43 anos da Orquestra Sinfônica da Bahia’ Alessandra Serra (Diretora Executiva da OSBA | Superintendente Executiva da ATCA) – “A ATCA e a evolução da OSBA pós-publicização” Moacyr Gramacho e Rose Lima (Diretor Geral e Diretora Artística do Teatro Castro Alves) – “A Orquestra e o Teatro” Gabriela
Sanddyego (Diretora das Artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia) –
“Política das Artes: a Música Orquestral da Bahia” Bruno Monteiro (Secretário de Cultura do Estado da Bahia) – “A OSBA em toda a Bahia” 15h45 às 17h15 | Mesa II | Produção de Orquestras Sinfônicas Thaís Calmon (Produtora Cultural e Assistente de Desenvolvimento Institucional da Orquestra Sinfônica da Bahia) – Mediação Raquel Rosa (Coordenadora de Operações e Eventos da Sala São Paulo) – “O cotidiano de uma sala de concerto” Marina Carrera (Coordenadora de Produção da Orquestra Sinfônica da Bahia) – “Transformando espaços para uma orquestra profissional” Rodrigo Viana (Controller da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira) – “Estudo de caso do projeto Conexões Musicais” 25/09/2025 (Quinta-feira) 14h às 15h30 | Mesa III | Gestão de Orquestras Sinfônicas Thiago Reis (Diretor Geral da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia) – Mediação Raquel Amado (Chefe Administrativa da Orquestra Sinfônica de Sergipe) – “Desafios e possibilidades de uma orquestra de administração pública” Ana Flávia Cabral (Vice-Presidente Executiva da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira) – “Da política pública à prática: Gestão de Resultados” Marcelo Lopes (Diretor Executivo da Fundação Osesp e Conselheiro Administrativo da ABRAOSC) – “Sistema de OS na Cultura” 15h45 às 17h15 | Mesa IV | Artístico de Orquestras Sinfônicas Lucas Robatto (Chefe de Naipe das Flautas da OSBA e Professor da EMUS/UFBA) – Mediação Paulo Costa Lima (Docente da Universidade Federal da Bahia, Pesquisador do CNPq e Membro da Academia Brasileira de Música) – “A Orquestra Sinfônica como Projeto Cultural” Nathalia Costa (Gerente de Produção e Programação Artística do Theatro Municipal de São Paulo) – “Diversidade e representatividade na programação das orquestras e óperas” Carlos Prazeres (Maestro e Curador Artístico da Orquestra Sinfônica da Bahia) – “O fenômeno do público-crush: estratégias de formação de público de música de concerto no século XXI” Fonte: Ascom / OSBA