Foto: Divulgação
Poema de aluna da UFSCar é selecionado para compor antologia poética
"Sobre os mistérios e sobre o tédio. Passaríamos horas a fio dando risadas e gargalhadas". Esses versos compõem o poema de Josana Carla Gomes da Silva, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), selecionado e publicado em uma antologia poética da Vivara Editora Nacional. A publicação é intitulada "Seleção Poesia Brasileira, Sarau Brasil 2024". Para a edição, que é comemorativa de 14 anos da Série "Novos Poetas", foram selecionados 250 poemas de um total de 1.413 inscrições de todo o País.
O livro, lançada no dia 30 de outubro, em formato físico, conta com poemas de 250 novos poetas. "Meu poema classificado foi 'Se eu fosse eu', publicado na página 233. Foi uma notícia muito boa, fiquei muito contente. O poema foi elaborado no início de 2024 e foi composto a partir de uma provocação de um amigo, que fez um desenho com o mesmo título e me pediu que escrevesse um poema", conta Josana - que também é artista visual e atende pelo nome de Lilo. No PPGEEs, sua pesquisa aborda deficiência visual no Ensino Superior.
Sobre a artista
Josana Carla Gomes da Silva é licenciada em Letras, com habilitação em Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de Franca (UniFran - 2012). É também licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - 2018) com período sanduíche na Universidad Nacional de Cuyo, na Argentina, pela Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM, 2015). É mestra pelo PPGEEs/UFSCar (2021) e em seu doutorado cumpriu período de mobilidade virtual na Universidad Nacional del Noroeste de la Provincia de Buenos Aires (UNNOBA), pela Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM - 2021).
Atua como representante discente da Comissão Permanente para a Promoção, Prevenção e Cuidados em Saúde Mental (CPPCSM) da UFSCar desde 2023 e, nessa função, tem desenvolvido algumas ações que promovem saúde mental, como exposições na Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar e nas Bibliotecas da USP São Carlos, além de oficinas de arte e de escrita poética.
Por Denise Britto