Foto: Divulgação
Brasília abrirá a exposição Policromia da Cidade em 09/10
O projeto cultural Brasil Nosso Lugar contemplou seis turmas com 15 participantes cada, inserindo, desse modo, 90 pessoas entre pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social.
Durante os oito meses de sua duração, o Brasil Nosso Lugar promoveu oficinas e treinamento em fotografia em São Paulo, incentivando a captura de imagens de monumentos e locais icônicos do Brasil, contrastando-os com os bairros dos participantes do projeto, que têm sua própria simbologia.
Após a conclusão das oficinas práticas, todo o conteúdo produzido pelos participantes foi submetido a uma curadoria realizada por eles próprios. As obras selecionadas, no total de 17 fotografias com intervenções de pintura e bordado, integrarão na exposição Policromia da Cidade, que será aberta ao público no dia 09 de outubro, às 16h, na Biblioteca Nacional de Brasília, DF.
Ao longo das oficinas, os participantes realizaram intervenções artísticas, como colagens, pinturas e desenhos, criando novas interpretações das imagens. Cada obra reflete a visão individual de quem a transforma. Como contrapartida social, o projeto incluiu uma palestra e um debate sobre inclusão cultural aberta aos professores de rede pública de ensino.
“Policromia da Cidade traduz as experiências dos participantes ao longo do projeto”, observa Silvia Liz, coordenadora do Departamento de Artes do Olga.
A previsão é que o Olga DF atenda mais de mil participantes até 2025 em várias regiões do Distrito Federal e receba os eventos em prol da diversidade e da inclusão social no Brasil. “A expansão das atividades esportivas, culturais e científicas do OLGA para outros estados brasileiros é uma realidade. As oficinas esportivas já acontecem e estamos trazendo os nossos projetos artísticos para o Distrito Federal, como o Brasil Nosso Lugar, que terá na exposição Policromia da Cidade o seu ápice”, destaca Wolf Kos, presidente do Instituto Olga Kos de Inclusão.
Serviço
Exposição: Policromia da Cidade
Abertura no dia 09 de outubro, às 16h
Período da exposição: até 31 de outubro, das 9h às 19h
Local: Edifício da Biblioteca Nacional de Brasília, Setor Cultural da República, área cívica, lote s/n, Brasília, DF
Sobre o OLGA DF
O Instituto Olga Kos Brasília é uma instituição sem fins lucrativos que desde 2007 é referência na inclusão da pessoa com deficiência e pessoas em situação de vulnerabilidade. Chega em Brasília para nortear a elaboração de políticas públicas e ampliar as práticas inclusivas por meio de projetos nas áreas de esporte, artes e pesquisas. O objetivo é somar aos brasilienses e levar adiante o desejo de ver um país cada vez mais inclusivo por meio de oportunidades que quebram barreiras sociais. Olga DF desenvolve projetos artísticos, esportivos e científicos aprovados em leis de incentivo fiscal, para atender crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência assim como aquelas vulneráveis socialmente.
Por Rosa Buccino