Foto: Divulgação
Brincar é um ato revolucionário - Por Renata Villas Boas McGarr
Brincar é a melhor forma de aprender “como o mundo funciona”. Por meio do ato de brincar, as crianças conhecem diversos aspectos essenciais da vida humana como a autonomia, a organização e a responsabilidade. A importância da brincadeira já é conhecida pelas pessoas, o que a maioria delas não sabe é o seu poder de ultrapassar os limites de benefício próprio e promover um bem comum: o da família.
O brincar não é uma atividade infantil e sim, uma prática que deve ser compartilhada com os adultos. Quando os pais se envolvem nas brincadeiras estão, mesmo que indiretamente, estabelecendo uma conexão afetiva profunda. É uma oportunidade de compreender as perspectivas das crianças, e criar uma relação de valorização e confiança.
Pesquisas na área de psicologia e desenvolvimento infantil apontam que a participação ativa dos pais nas brincadeiras de seus filhos têm impactos significativos em seu desenvolvimento. Um estudo mostra que crianças cujos pais brincam de forma ativa e envolvida têm melhor desempenho acadêmico, são mais sociáveis, têm maior capacidade de concentração e são mais resilientes a situações de estresse.
Além disso, quando adultos e crianças compartilham momentos de diversão, estão criando memórias afetivas que ficarão gravadas em suas mentes. Essas lembranças ajudam na construção da identidade e da autoestima das crianças, o que contribui para o bem-estar emocional e desenvolvimento saudável.
É fundamental que os adultos estejam verdadeiramente presentes, dedicando tempo e atenção exclusiva durante o momento de brincar. Isso significa desligar o celular, descartar preocupações e distrações, e se entregar ao mundo da imaginação. É um gesto de amor e cuidado que, mesmo sem palavras, transmite uma mensagem potente.
Ainda que a responsabilidade pela diversão e pelo entretenimento das crianças seja atribuída inicialmente às mães, é preciso dizer que a participação ativa dos pais contribui para a desconstrução de papéis pré-estabelecidos, mostrando que o cuidado e o afeto são responsabilidades compartilhadas por ambos os genitores.
Esse momento deve ser preservado em longevidade. Com as crianças crescidas e jovens, a presença dos pais em momentos de lazer é capaz de continuar fortalecendo os laços familiares. A dinâmica das brincadeiras muda, é claro, mas o ato de compartilhar risadas, desafios e experiências permanece como uma fonte inesgotável de conexão.
Estar envolvido na vida dos filhos é uma forma de precaver conflitos e garantir a abertura dos mesmos para que situações de crise possam ser resolvidas em conjunto. Ter um lar confortável é um diferencial inestimável para as crianças e, por esse motivo, o brincar pode ser considerado um ato revolucionário.
Renata Villas Boas McGarr é empresária, mãe de dois filhos e fundadora da Five Little Monkeys, marca de móveis infantis que tem como missão criar produtos inovadores e funcionais, que estimulem o desenvolvimento das crianças e promovam a conexão familiar. Fundada em 2022, a empresa é pioneira no Brasil na fabricação de sofás de brincar, que aliam conforto, diversão e versatilidade.