Foto: Divulgação/Arquivo O Candeeiro
Representante do Ministério da Saúde visita carretas de cardiologia e de saúde da mulher em Feira de Santana (BA), Salvador (BA) e Paulo Afonso (BA)
Neste sábado (17), o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, cumpre agenda na Bahia para vistoriar ações do governo federal e garantir o atendimento para pacientes do SUS.
A agenda começa às 7h30 em Paulo Afonso (BA), junto ao coordenador-geral do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Dalmare Falcão. No local, será autorizada a construção de um novo CAPS, focado na saúde mental, e será vistoriada a carreta de saúde da mulher do Ministério da Saúde.
Na unidade, são ofertadas mamografias, ultrassonografias pélvicas e transvaginais, biópsias e consultas com especialistas, que interpretam o exame e direcionarão a paciente para as próximas fases de cuidado. Os exames ampliam o diagnóstico precoce de câncer de mama e do colo do útero.
Feira de Santana
Mais tarde, às 11h, em Feira de Santana (BA), o secretário vistoria 14 ambulâncias do SAMU 192, destinadas ao município pelo governo federal. Às 12h, visita a primeira carreta de cardiologia da pasta que chegou no estado.
Com foco no diagnóstico precoce de doenças cardiológicas, a unidade móvel oferta consulta, ecocardiograma, radiografia de tórax, exames laboratoriais, teste ergomético, eletrocardiograma e holter de 24-48 horas para avaliação cardiológica, de risco cirúrgico, de diagnóstico de síndrome coronariana crônica e de insuficiência cardíaca.
Depois, em Salvador (BA), o secretário acompanha os atendimentos de outra carreta, especializada em saúde da mulher, em operação na capital.
As carretas atendem exclusivamente pacientes que foram pré-agendados e encaminhados para a unidade pelas secretarias municipais de saúde.
Serviço
7h30 - Visita à Carreta de Saúde da Mulher em Paulo Afonso (BA)
???? *Data*: 17/10/2026 (sábado)
???? *Horário*: 7h30
???? *Local*: Policlínica Municipal de Paulo Afonso, BA 210, Tancredo Neves III, Paulo Afonso (BA)
11h - Vistoria de veículos e visita à Carreta de Cardiologia em Feira de Santana (BA)
???? *Data*: 17/10/2026 (sábado)
???? *Horário*: 11h
???? *Local*: Policlínica Regional de Saúde em Feira de Santana, localizada na Avenida Eduardo Fróes da Mota (Anel de Contorno), S/N, bairro 35º BI, próximo à UEFS.
16h - Visita à Carreta de Saúde da Mulher em Salvador (BA)
???? *Data*: 17/10/2026 (sábado)
???? *Horário*: 16h
???? *Local*: Policlínica de Escada, Avenida Afrânio Peixoto (Subúrbio Ferroviário), s/n, Bairro de Escada, Salvador (BA)
Por Letícia Belém
