Foto: Divulgação
Noite na taverna e O Rei da Vela ganham novas edições voltadas a estudantes
Duas obras fundamentais da literatura brasileira, que marcam a transição entre diferentes movimentos literários do fim do século XIX ao início do XX, acabam de ganhar novas edições voltadas especialmente a estudantes do ensino médio. Noite na taverna, de Álvares de Azevedo, e O Rei da Vela, de Oswald de Andrade, integram a Biblioteca Luso-Brasileira, coleção da Editora Edipro dedicada à publicação de clássicos em língua portuguesa com aparato editorial de apoio à leitura formativa.
Além de reapresentar
Publicado postumamente em 1855, Noite na taverna, de Álvares de Azevedo, é um dos principais títulos do ultrarromantismo brasileiro. Inspirado nas publicações byronianas e no gótico de Edgar Allan Poe, o livro reúne cinco histórias narradas em uma taverna decadente, onde boêmios compartilham experiências marcadas por tragédias amorosas, crimes, morbidez e desencanto. O tom niilista aprofunda reflexões sobre a finitude da vida e o conflito entre idealismo e materialismo.
Já O Rei da Vela, escrito por Oswald de Andrade e publicado em 1937, é uma das peças mais emblemáticas do Modernismo brasileiro. Ambientada
Ao reunir textos integrais com um cuidadoso trabalho editorial, as novas edições de Noite na taverna e O Rei da Vela reafirmam a importância dos clássicos na formação dos estudantes, aproximando obras centrais da literatura brasileira das demandas atuais dos exames de ingresso ao ensino superior.
Fichas Técnicas
Título do livro: Noite na Taverna
Autor: Álvares de Azevedo
Editora: Via Leitura
ISBN/ASIN: 9786587034713
Páginas: 64
Preço: 17,90
Onde comprar: Amazon
Título do livro: O Rei da Vela
Autor: Oswald de Andrade
Editora: Via Leitura
ISBN/ASIN: 9786587034744
Páginas: 80
Preço: 43,10
Onde comprar: Amazon
Sobre os autores: Álvares de Azevedo (1831–1852) foi um dos principais expoentes da segunda geração do Romantismo no Brasil e é patrono da Cadeira nº 2 da Academia Brasileira de Letras. Já Oswald de Andrade (1890–1954) foi essencial para Modernismo brasileiro e figura central da Semana de Arte Moderna de 1922.
Sobre a editora: O
Grupo Editorial Edipro tem como propósito, desde 1977, publicar obras
que ajudem na evolução do leitor. Edipro é formação, inspiração e
entretenimento. Ao longo dos anos, são mais de 500 títulos publicados
nas principais áreas do saber e novos selos foram criados, como Via
Leitura, Caminho Suave e Mantra.
Por Caroline Arnold
