Foto: Divulgação/Arquivo O Candeeiro
Como se preparar para o Sisu 2026?
Com o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em mãos, começa a etapa de escolher uma vaga na universidade. O período de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 estará aberto entre os dias 19 e 23 de janeiro e, como forma de apoiar os candidatos nesse momento, o Bernoulli realizará, nesta quinta-feira, 15, às 18h, a live Simplificando o Sisu. O encontro é ao vivo, gratuito e estudantes de todo o país podem se inscrever pelo link: https://www.bernoulli.com.br/enem.
Durante a transmissão, os participantes terão acesso a informações essenciais sobre o funcionamento do sistema e a orientações estratégicas para aumentar as chances de aprovação. Em 2026, o Sisu passa a permitir o uso das notas das últimas três edições do Enem, com seleção automática da nota mais vantajosa, considerando os pesos de cada curso, mudanças que exigem atenção e estratégia por parte dos candidatos.
“O Sisu é o momento em que o estudante transforma a nota do Enem em uma oportunidade concreta de ingresso na universidade. Apesar de parecer simples, o sistema exige atenção, estratégia e acompanhamento diário, especialmente agora, com as mudanças implementadas”, explica Vinicius Figueiredo, coordenador pedagógico do Pré-vestibular Bernoulli em Belo Horizonte, Minas Gerais.
A live contará, ainda, com a participação de Margrit Gusmão, diretora do Pré-vestibular Bernoulli em Salvador, de Washington Lima, diretor do Pré-vestibular Bernoulli em Belo Horizonte, e de Marcos Raggazzi, diretor-executivo das unidades escolares do Bernoulli. Durante o encontro, os especialistas vão explicar o funcionamento do sistema, os critérios adotados, como acompanhar as notas de corte e qual é o melhor momento para ajustar as opções de curso.
“As notas de corte mudam todos os dias e exigem atenção constante. Quando você assume o controle, acompanha os dados e escolhe o momento certo para agir, transforma sua estratégia em conquista.”, destaca Margrit.
O evento “Simplificando o Sisu” é voltado para estudantes que fizeram o Enem e pretendem ingressar no ensino superior em 2026. Além do conteúdo explicativo, os participantes poderão tirar dúvidas ao vivo, por meio do chat, e compreender os principais pontos do processo de seleção.
Simulador Sisu e estratégias
A partir dos resultados de cada prova, os estudantes podem recorrer a ferramentas de apoio para analisar suas chances de ingresso nas universidades. O Simulador Sisu Bernoulli, por exemplo, é gratuito e permite que o candidato insira as notas obtidas em cada área do conhecimento, tendo acesso a uma projeção das notas de corte por universidade e à identificação de onde há maior possibilidade de aprovação pelo Sisu.
“Nesse momento, contar com uma projeção confiável faz toda a diferença. A simulação ajuda o estudante a compreender sua posição no processo e a tomar decisões mais estratégicas sobre os cursos e instituições que fazem sentido para seu perfil”, afirma Vinicius.
Sobre o Bernoulli
O Bernoulli Educação acredita que, se o olho brilha, muda tudo. Com o propósito de formar melhores pessoas para o mundo por meio de uma educação inspiradora, a instituição atua desde 2000 e é uma das mais reconhecidas do país. Conquistou por 11 vezes o primeiro lugar nacional do Enem entre as escolas com mais de 100 alunos e é, por oito anos consecutivos, o primeiro lugar da Bahia. Atua por meio dos Colégios e Pré-Vestibulares em Minas Gerais e na Bahia, e do Sistema de Ensino, que desenvolve soluções didáticas utilizadas por mais de mil escolas em todo o Brasil e no Japão. Parceira do Ismart desde 2018, entidade sem fins lucrativos que apoia jovens talentos de baixa renda, o Bernoulli reforça seu compromisso social de transformar histórias por meio do conhecimento.
Por Raphael Santana
