Foto: Kola Oshalusi
Seun Kuti e Ronisia se apresentam em Salvador em novembro
Nos dias 5 e 7 de novembro, Salvador recebe as apresentações musicais do Festival Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com a África, evento da Temporada França-Brasil 2025, que celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países. Entre as atrações internacionais confirmadas, destacam-se Seun Kuti, filho mais novo do lendário Fela Kuti, e a cantora franco-cabo-verdiana Ronisia.
No dia 5, o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) recebe a noite “Música e Democracia – Diálogo Afro-Brasileiro”, realizada em parceria com o Governo da Bahia e com curadoria de Bruno Boulay e Flávio de Abreu. O evento é fechado e contará com apresentação da artista senegalesa Senny Camara.
Já no dia 7, a Praça Maria Felipa será palco da “Noite Trace”, realizada em parceria com a Trace Brasil e a Prefeitura de Salvador. Gratuito e aberto ao público, o evento celebra a diversidade sonora afrodiaspórica, reunindo Seun Kuti, uma das maiores referências do afrobeat contemporâneo, e Ronisia, cantora em ascensão no R&B e rap francês, que transita entre o francês e o crioulo em suas canções.
Sobre o Festival Nosso Futuro
O Festival Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com África foi organizado pelo Institut français e pela Embaixada da França no Brasil no âmbito da Temporada França-Brasil 2025, em parceria com o Governo Federal brasileiro (Ministério da Cultura), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Governo da Bahia, Prefeitura de Salvador, Accor, Salvador Bahia Airports, Aliança Francesa, CUFA Brasil e CUFA França, a Fundação de Inovação pela Democracia, o Conselho Geral de Seine Saint-Denis, a Cidade e a Metrópole de Montpellier, a Cidade de Paris e a Cidade de Saint-Ouen.
Sobre a Temporada França-Brasil 2025
Iniciada pelos presidentes de ambos os países, a Temporada celebra 200 anos de relações diplomáticas com mais de 300 eventos por todo o Brasil, com foco nos três temas: democracia e globalização justa e inclusiva; diversidade e diálogo com a África; clima e transição ecológica.
Foi organizada pelo Institut français e pelo Instituto Guimarães Rosa, com o apoio de um extenso comitê de mecenas, incluindo grandes empresas como ENGIE, L’Oréal, LVMH e Carrefour.
Por Ana Paula Marques
