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Taxas de emprego cresce em 9% para profissionais entre 45 à 64 anos, aponta órgão internacional
Do saudoso Facebook ao Threads, as redes sociais vem refletindo o chamado “fenômeno 50+”. Cada vez mais engajados nestas plataformas, os membros da Geração X (1965 a 1980) têm despertado o interesse das marcas pelo equilíbrio entre maturidade e inovação. Em resposta a esse cenário, muitas estratégias digitais passaram a valorizar equipes multigeracionais, desde que lideradas por profissionais mais maduros. É a partir deste intercâmbio cultural que a Diretora de Publicidade na Prefeitura Municipal de Salvador (PMS), Lília Lopes,
51, articula equipes plurais e coordena estratégias do órgão público
junto às agências. Somando mais de três décadas de experiência, a
profissional sênior é reconhecida pelas atuações na ATG Comunicação, USINA Digital, CasaDigital, Grupo Propeg, Morya Brasil e Ideia 3 Comunicação, atuando também na coordenação estratégica das campanhas digitais de Paulo Souto e ACM Neto. “A
mística em torno dos profissionais 50+ passou à ganhar mais valor, com o
decorrer dos anos. Hoje em dia, a GenX já possui a maior renda dos
Estados Unidos e será líder global em gastos até 2033, segundo a IPSOS e
a NielsenIQ. Esses avanços não são pontuais, mas demonstram o nosso
protagonismo mundo afora, seja na transformação dos modelos de consumo,
‘tecnologização’, redes sociais ou liderança profissional. A
instabilidade em integrantes mais novos, sejam da GenZ ou millennials,
também fez com que esses talentos buscassem a lapidação por
profissionais mais experientes da cena, preparando-os para o mercado”, conta. Um estudo, realizado pela OCDE em 2025, ajuda a mensurar o impacto da GenX no circuito profissional. Segundo o relatório, as taxas de emprego entre os países-membros da organização cresceu em 9,3%, para profissionais entre 45 à 64 anos. O reconhecimento das marcas perante às qualidades da Geração X é o que destacou os profissionais 50+ na setorização do mercado de trabalho, ocupando cargos sênior em diretorias e conselhos estratégicos das corporações. O protagonismo da GenX em diretorias e cargos de CEO Somando mais de 1,4 bilhão de membros da Geração X, o estudo ‘The X Factor’, publicado pela NielsenIQ em 2025, mostra que os adultos de meia-idade são os atuais líderes globais
– no auge das carreiras. O alto nível de escolaridade contribuiu para o
entendimento acerca da revolução digital, aderindo ao fenômeno das compras omnicanal e das inteligências artificiais desde cedo. “Estamos
diante de uma geração que alia experiência, estabilidade emocional e
visão estratégica. A GenX cresceu com as mudanças mais profundas do
século e aprendeu a se adaptar sem perder a profundidade analítica.
Somos considerados pioneiros digitais e não apenas parte das
transformações, mas condutores delas, com papel fundamental na
construção de ambientes mais equilibrados, produtivos, maduros e,
logicamente, inovadores dentro das organizações”. Prestes à completar cinco anos como Diretora de Publicidade na PMS, Lília explica que essa maturidade profissional é essencial para lidar com eventuais burocracias,
seja no serviço público ou em grandes empresas, levando equilíbrio,
presteza e leveza. Apesar do preconceito ligado aos profissionais de
meia-idade, a sênior coloca em evidência a modernização e gestão estratégica de equipes como “diferenciais 50+”, conquista adquirida através de anos atenta às mudanças no mercado de trabalho. "Integrar
diferentes gerações é entender que cada uma entrega valor de forma
distinta. Enquanto os mais jovens possuem o ritmo acelerado, os mais
experientes possuem a cadência estratégica. É assim que funciona na PMS.
O segredo está em ouvir, ajustar o compasso e seguir juntos na mesma
direção", conclui Lília, que contabiliza atuação nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Por Anna Vilarina