
Competições Senac 2025: uma disputa que movimenta o ensino profissional de todo o país e que vai acontecer no Rio de Janeiro este ano. Divulgação/ Senac
Vêm aí as Competições Senac 2025, a disputa que movimenta o ensino profissional do país
Em setembro, o Rio de Janeiro vai sediar as Competições Senac 2025, o maior circuito educacional do país para o Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Durante três dias, alunos(as) do Senac – oriundos de 23 estados e do Distrito Federal – vão colocar seus talentos à prova ao disputar títulos nacionais em desafios dignos de profissionais de excelência.
“Esta
é uma das nossas contribuições ao Setor do Comércio que tem nos alunos
do Senac futuros profissionais com um padrão de excelência excepcional e
que fazem a diferença no mercado, inspirando novos estudantes a
seguirem nessa trilha exemplar”, esclarece o presidente do Sistema
CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.
O evento deve mobilizar cerca de 4 mil pessoas por dia, no Pavilhão 4 do Riocentro, em Jacarepaguá (considerado o segundo maior centro de convenções da América Latina). Ali estarão reunidos empresários, docentes, experts e as principais lideranças do Sistema Comércio. Estão previstas também caravanas escolares para dar oportunidade a novos públicos de mergulhar neste universo inspirador que aponta para o futuro do trabalho.
Novas ocupações
Para conquistar uma vaga nas Competições, os(as) 110 competidores(as) enfrentaram no último ano rigorosas seletivas locais e regionais, contando com acompanhamento de docentes e experts da Instituição em suas categorias.
Uma novidade desta edição é a ampliação das disputas para áreas alinhadas às transformações do mercado, como inovação e tecnologia. Assim, as provas vão envolver dez ocupações.
Desse total, sete representam
um passaporte aos futuros medalhistas de ouro para a maior competição
de educação profissional do planeta, a WorldSkills Competition, que será
realizada em Xangai, em 2026. São elas: Cabeleireiro, Recepção de
Hotel, Florista, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Serviço de
Restaurante e Estética e Bem-estar.
Além disso, três outras ocupações entram na disputa nacional pela primeira vez: Confeitaria, Informática para Internet e Desenvolvimento de Sistemas. Será um piloto e uma mostra do quanto essas áreas de estudo poderão avançar e impulsionar o Sistema Comércio.
Salto para a história
Desde que começou a participar da WorldSkills, o Senac já acumulou 13 medalhas mostrando seu destaque em diferentes segmentos profissionais. E, na última edição, em 2024, a instituição voltou de Lyon, na França, com medalhas de ouro e prata nas ocupações: Cabeleireiro e Cuidados de Saúde e Apoio Social; além de medalhas de excelência em Cozinha e Florista. A disputa envolveu mais de 60 países em 63 ocupações profissionais.
“O envolvimento do Senac em competições nacionais e internacionais confere a seus alunos oportunidades de desenvolver habilidades técnicas e socioemocionais que, adiante, tornam-se diferenciais de mercado”, explica a diretora de Educação Profissional do Departamento Nacional do Senac, Anna Waehneldt.
Ela enfatiza que o aprendizado acumulado nas Competições e na WorldSkills serve de base para aprimoramento do portfólio de cursos da Instituição e adoção de novas técnicas em sala de aula, em todas as unidades do Senac Brasil afora.
Iniciativa inclusiva
As Competições começaram em 2016, revelando o protagonismo do Senac em diversas áreas, a princípio como um evento interno. A partir de 2023, a iniciativa se tornou mais robusta, transformando-se em uma vitrine nacional de profissões para o grande público.
Um destaque da iniciativa é o seu caráter de inclusão social por meio da educação. Isso porque parte dos(as) competidores(as) chega para a disputa oriundos do Programa Senac de Gratuidade (PSG).
Desde 2009, quando começou, o PSG já contribuiu para a formação de mais de 4 milhões de pessoas em todo o Brasil, possibilitando novas oportunidades de empregabilidade e empreendedorismo por meio da qualificação de excelência, sem custo para os alunos.
“Aos jovens que ingressam no Senac em busca de transformação de vida por meio de uma qualificação, digo: nunca desistam, aproveitem cada minuto com seus instrutores, tenham sede de conhecimento e muita vontade de vencer, pois alcançarão lugares que jamais imaginaram, eu sou prova disso”, destaca a medalhista de ouro Bruna Pimentel Martins.
Com apenas 22 anos, Bruna se tornou a melhor cabeleireira do mundo em 2024. Hoje como colaboradora do Senac, representa a Instituição Brasil afora, prestando consultoria a docentes e empreendedores, e segue com o plano de se tornar uma grande empresária na área da Beleza.
Compartilhando histórias
As Competições Senac 2025 serão o cenário para novas histórias de sucesso profissional que vão deslanchar a partir dali. Mas também serão espaço de encontro de profissionais hoje renomados que chegaram ao topo com apoio do Senac.
Assim, ao lado de Bruna Pimentel, todo o time Senac que representou o Brasil na WorldSkills 2024 estará nestas Competições, ao lado seus experts, compartilhando suas histórias de vida e experiências, além de medalhistas de outras edições que já conquistaram seu lugar ao Sol no mercado de trabalho.
O chef Luiz Lira, colaborador do Senac em Brasília que participou recentemente do reality show “Chef de alto nível”, da Rede Globo, também vai marcar presença no evento como avaliador de provas de Gastronomia.
Um programa ao vivo será transmitido pelo Senac para divulgação das provas em tempo real, além de conteúdos que serão postados nas páginas do Senac Brasil nas redes sociais. Os jornalistas terão acesso também a um estúdio para takes ao vivo e a uma sala de imprensa com acesso à internet e toda a estrutura necessária para produção de matérias e entrevistas.
Serviço:
Competições Senac 2025
- Riocentro – Pavilhão 4: Av. Salvador Allende, 6555 - Barra Olímpica, Rio de Janeiro.
- Provas: de 18 a 20 de setembro, das 8h às 17h.
- Atendimento à imprensa: das 8h às 11h / das 14h às 16h.
- Credenciamento: lateral do Pavilhão 4.
Por Andreia Constâncio