
Foto: Betto Jr. | Divulgação
Noite de emoção e ancestralidade marcam premiação no Palacete Tirachapéu
Sob o brilho e a força da ancestralidade, o Palacete Tirachapéu, na Rua Chile - Centro Histórico de Salvador, recebeu, na noite desta sexta-feira, 25 de julho, a 13ª edição do Prêmio Mulheres Negras Contam Suas Histórias, uma das mais importantes celebrações de reconhecimento ao protagonismo feminino negro na Bahia e parte da programação do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.
Dez mulheres com trajetórias potentes e transformadoras foram homenageadas em uma cerimônia emocionante, promovida pela Associação de Terreiros da Bahia – EGBÉ AXÉ. A solenidade reuniu representantes de diversas áreas e gerações para celebrar força, resistência e legado.
Foram agraciadas com o troféu desta edição: a professora Juliana Nery Cardoso; a pró-reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil Cássia Maciel; a psicóloga Laíse Brito; a ouvidora-geral da Defensoria Pública da Bahia, Tamikuã Pataxó (Tania Alves Maciel); a vereadora de Alagoinhas Juci Cardoso (que não pôde comparecer); a yalorixá Mãe Nicinha; a coordenadora nacional da ABAM Rita Santos; a percussionista Tauana Bomfim; a tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Rosângela Reis; e a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude, Fernanda Lordelo. A celebração da noite ainda contou com homenagem especial do Palacete Tirachapeu às suas colaboradoras, representadas por Jamile Santos, do Restaurante Pala 7, e pela governanta Fabrícia Borges.
Para o sócio-diretor do Palacete Tirachapéu, Paulo Marques, a noite reafirma o compromisso do espaço com a valorização da cultura, da memória e da justiça social. "Celebrar essa premiação é manter viva a história de nossa cidade e de toda a Bahia, construída pela união de pessoas com propósito transformador e especialmente o legado deixado por mulheres líderes” afirma.
Quem participou do evento ainda contribuiu com a entrada solidária, mediante a doação de uma lata de leite em pó. Todo alimento arrecadado será destinado a instituições filantrópicas de Salvador.
Sobre o Palacete Tirachapéu
O Palacete Tirachapéu é um centro cultural enogastronômico que abriga três restaurantes (Pala 7, Preta Tirachapéu, Casaria), um pub (Pub 1549), além da Galeria Usina de Arte e as lojas AcquaAroma, Chocolat Du Jour e Jamm Cigar. Situado no centro histórico de Salvador, na Rua Chile - considerada a rua mais antiga do Brasil - o Palacete, concebido em 1914 pelo arquiteto italiano Rossi Baptista, ressurge, após restauro, como um elo entre passado e futuro, em que a história ganha novo fôlego e a modernidade encontra espaço para prosperar. O complexo dispõe de um café-teatro para a realização de festas e espetáculos, biblioteca, espaços corporativos para eventos e, ainda, de um maravilhoso rooftop de onde é possível apreciar o por do sol na Baía de Todos-os-Santos.
Por Raphael Santana