 (23).jpeg)
Foto: Divulgação/Novelis
Novelis recicla cerca de 40 toneladas de latinhas consumidas em festas de São João no Nordeste
A Novelis, líder mundial em laminação e reciclagem de alumínio, foi responsável por reinserir na cadeia produtiva cerca de 40 toneladas de latinhas de bebidas consumidas em festividades nos estados de Pernambuco e Paraíba durante o período junino.
Em Pernambuco, a coleta foi realizada nas cidades de Recife e Sairé, com destaque também para a parceria na festa de São Pedro, todas promovidas no Sítio Trindade, em articulação com as cooperativas Pró-Recife e Gusmão.
Na Paraíba, o destaque foi para as tradicionais celebrações do estado, em Campina Grande, no “O Maior São João do Mundo”, que recebeu mais de 3,2 milhões de pessoas ao longo de 38 dias de evento, e em outras cidades do sertão. Em ambos os casos, a destinação das latas pós-consumo para a indústria recicladora se deu graças à parceria com cooperativas, associações e outros parceiros no fornecimento da sucata de alumínio.
De forma geral, a ação fomenta a economia circular da embalagem e do metal, além da geração de impacto social positivo nas comunidades. Todo o material recolhido foi encaminhado aos Centros de Coleta de Sucata próprios da Novelis, onde o material passa pelas etapas de pesagem, análise de qualidade, limpeza, prensagem, estocagem e preparação para transporte até a fábrica de chapas da Companhia em Pindamonhangaba (SP). Esta unidade é considerada o maior Complexo de Laminação e Reciclagem de Alumínio do mundo. Lá, após a reciclagem, a sucata é transformada em chapas de alumínio, que, posteriormente, serão utilizadas na fabricação de novas latas para bebidas, prontas para o consumo.
“Festividades por todo o Brasil têm demonstrado grande potencial sustentável a partir da destinação correta dos resíduos que são consumidos. Quando olhamos para o caso da latinha de alumínio, temos um grande exemplo de sucesso, pois a sua reciclagem gera impactos positivos do ponto de vista ambiental e social. A Novelis segue comprometida em se aproximar dos elos iniciais da cadeia de reciclagem, garantindo um preço competitivo pelo material comercializado, além de impulsionar uma das melhores qualidades do alumínio, que é a sua capacidade de ser reciclado infinitas vezes”, afirma Gustavo Faria, gerente sênior de Negócios de Metal da Novelis.
Por Rian Veiga