.jpg)
Foto: Divulgação
Clássico pela Vida: Bahia e Vitória se unem em apoio à campanha do Teste do Pezinho, promovida pela Apae Salvador
Os rivais Bahia e Vitória irão se unir, nesta sexta-feira (6), em um clássico pela vida, com a campanha do Junho Lilás de conscientização sobre a importância do Teste do Pezinho, exame fundamental que deve ser realizado entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê. A ação lúdica é promovida pela Apae Salvador e será realizada às 9h, no Serviço de Referência em Triagem Neonatal, localizado na Rua Espírito Santo, 575, no Complexo de Saúde da associação, no bairro da Pituba.
Os mascotes “Homem de Aço e Lindona”, do Bahia, e o “Leão Rasta”, do Vitória, marcarão presença e irão interagir com as crianças em atendimento, levando alegria e afeto aos pequenos e suas famílias. “É emocionante ver clubes que são rivais em campo se unindo em uma corrente do bem. O Teste do Pezinho salva vidas e quanto mais visibilidade essa causa tiver, mais bebês terão acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento adequado”, destaca Derval Evangelista, presidente da Apae Salvador.
Desde 2001, a Apae Salvador atua como Serviço de Referência em Triagem Neonatal na Bahia, sendo responsável pelo diagnóstico, acompanhamento e tratamento dos casos confirmados. O exame integra um programa de prevenção de agravos à saúde do bebê e está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre as doenças triadas estão: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias, Fibrose Cística, Hiperplasia de Suprarrenal, Deficiência de Biotinidase, Aminoacidopatias – como a Doença do Xarope de Bordo – e Toxoplasmose Congênita. Muitas dessas são doenças raras, cujo tratamento precoce faz toda a diferença na qualidade de vida e no desenvolvimento da criança.
Outras ações
Outras instituições parceiras da Apae Salvador também se uniram à causa em favor do Junho Lilás. A Casa de Apostas Arena Fonte Nova irá iluminar sua fachada na cor lilás nesta sexta-feira (06), como forma simbólica de apoio ao movimento. Já o Shopping Itaigara também abraçou a causa e está com sua ambientação temática da fachada voltada para a campanha, reforçando a mensagem de que o Teste do Pezinho salva vidas.
Por Cássia Bandeira