Foto: Divulgação
ARTIGO - Arte e cultura como elementos fundamentais para os cuidados com a saúde = por Dario A. Ferreira Neto
O Hospital Edmundo Vasconcelos inaugurou, como parte das comemorações de seu aniversário de 75 anos, um mural do artista Eduardo Kobra, que ficará exposto em uma das fachadas do edifício. Essa é mais uma grande contribuição do Hospital para além da saúde: sempre tivemos, ao longo de nossa história, espaço para a valorização da nossa arte e da nossa cultura, por meio de grandes nomes brasileiros.
O projeto inicial do hospital foi desenhado por Oscar Niemeyer, o maior arquiteto brasileiro de todos os tempos, e conta com instalações espaçosas e com iluminação natural. Os jardins com extensão de oito mil metros quadrados que cercam o hospital foram projetados pelo renomado Burle Marx e oferecem a sensação de tranquilidade e calma tão necessárias aos nossos pacientes. Além disso, o hospital conta com murais decorativos de Di Cavalcanti, um dos maiores pintores nacionais. Outras diversas atrações culturais também fazem parte e marcam a nossa história. Com o novo painel de Kobra, cheio de cores e de vida, queremos reforçar esse sentimento de alegria e de vibração.
Todos esses elementos mostram que a arte sempre fez parte do DNA do Hospital Edmundo Vasconcelos. Buscamos democratizar o acesso a artistas renomados de uma maneira especial, com integração à natureza e com valorização das próprias relações humanas. A arte tem o poder de transformar ambientes, inspirar pessoas e criar conexões significativas. No Hospital Edmundo Vasconcelos, acreditamos que cuidar e transformar vidas é uma arte em si.
Enxergamos a arte e a cultura como um elemento essencial da vida e que nos liga à sensação de bem-estar tão conectada com a saúde. Quando falamos de saúde não falamos apenas do combate a doenças do ponto de vista médico. Falamos da atenção primária e dos cuidados preventivos. Falamos de nos sentirmos bem psicologicamente, fortes e inspirados para enfrentarmos as adversidades. E é claro que oferecer a arte e a cultura é apenas uma parte disso tudo, mas acreditamos ter uma importância significativa no contexto geral.
Em um ambiente que traz em sua essência a paixão pela arte e pela cultura, acreditamos que os próprios pacientes possuem um local com mais conforto e tranquilidade que são elementos essenciais para a sua recuperação. São vários os relatos nesse sentido, inclusive. Oferecer essa possibilidade não só aos nossos pacientes, mas também aos nossos médicos e colaboradores é investir em uma visão de que o fator humano é essencial e impacta diretamente na vida, na felicidade e no bem-estar de todos nós.
Dario A. Ferreira Neto é diretor geral do Hospital Edmundo Vasconcelos
Sobre o Hospital Edmundo Vasconcelos
Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Hospital Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.000 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), a presença entre os principais hospitais da América Latina pelo ranking da Revista América Economia e o primeiro lugar no Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar na categoria Saúde - Hospitais, conquistado por três anos consecutivos.