Foto: Divulgação
Iniciativas dos supermercados da Cencosud para reduzir desperdício de alimentos
Em 2019, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 29 de setembro como o Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos. Estima-se que um terço dos alimentos produzidos globalmente seja perdido, contribuindo com 10% das emissões de gases de efeito estufa (GEE).
Os supermercados do grupo Cencosud realizam diversas ações para minimizar o desperdício de alimentos e promover a economia circular. Isso inclui a doação de alimentos adequados para consumo a organizações sociais e o reaproveitamento de resíduos orgânicos, como frutas, verduras e laticínios, evitando sua chegada a aterros sanitários.
Neste primeiro semestre de 2024, a Cencosud doou mais de 780 toneladas de alimentos para fundações e organizações sociais que beneficiam comunidades nos países onde a empresa opera na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e no Peru. No Brasil, por meio de lojas das redes GBarbosa, Bretas e Prezunic, o grupo é parceiro do programa Mesa Brasil, do SESC, e conta com o apoio da rede logística Infineat para ampliar o alcance nas localidades de Sergipe e Ceará.
Além disso, os Supermercados do grupo Cencosud têm iniciativas e medidas para reduzir o desperdício de alimentos, como a certificação IFCO na Argentina, Chile e Colômbia; o programa "RAMA" no Brasil e o programa "Consumo Consciente" no Peru.
"Na Cencosud estamos comprometidos com a implementação de iniciativas que contribuam para uma indústria de alimentos sustentável, promovendo e gerenciando nossa estratégia de sustentabilidade de forma integral", afirma María Soledad Fernández, Gerente Corporativa de Sustentabilidade e Relações com Investidores da Cencosud. Nesse caminho, acrescenta, "trabalhamos por um modelo com o menor desperdício possível, do reaproveitamento dos resíduos orgânicos e de iniciativas empresariais que ofereçam aos nossos clientes alternativas econômicas e sustentáveis".
Sobre o Grupo Cencosud
Cencosud é um dos maiores e mais prestigiados varejistas nas Américas. Possui operações na Argentina, Brasil, Chile, Peru, Colômbia e Estados Unidos – além de um escritório comercial na China e um Hub Tecnológico e Digital no Uruguai –, onde desenvolve diariamente uma estratégia multiformato de sucesso que hoje emprega mais de 100.000 colaboradores. Sua operação abrange diversas linhas de negócio como Supermercados, Melhoramento do Lar, Lojas de Departamento, Shopping Centers e Serviços Financeiros.
Adicionalmente, desenvolve outras linhas de negócio que complementam sua operação central como Cencosud Media, Cencosud Ventures e CencoPay. Todas se destacam por sua qualidade, excelente nível de serviço e satisfação do cliente.
Por Najara Souza