Foto: Divulgação / Setur/Ba
Setur-BA inicia discussão sobre fortalecimento do Mercado do Rio Vermelho como atração turística
O fortalecimento do Mercado do Rio Vermelho (Ceasinha) como atrativo para quem visita Salvador foi discutido entre o titular da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), Maurício Bacelar, comerciantes e representantes do trade turístico, nesta sexta-feira (13), em um café da manhã na praça de alimentação do equipamento, seguido de visita às suas instalações. A ideia é oferecer a experiência gastronômica, em que o visitante compra os ingredientes e prepara a receita no mesmo local, associada a manifestações culturais da cidade, além da criação de um calendário permanente de eventos.
“A nossa secretaria já capacitou os permissionários do mercado, para um atendimento qualificado aos turistas, e tem apoiado uma série de eventos que acontecem aqui. Agora, estamos dialogando com eles e convidamos agentes de viagens e guias de turismo para, juntos, encontrarmos o formato que atraia mais visitantes a esse espaço gastronômico, cultural e turístico de Salvador”, explicou Bacelar.
“Conseguimos nos reerguer dos impactos causados pela pandemia e temos a esperança de ainda ver a nossa Ceasinha com um número maior de turistas. Para isso, precisamos criar novos atrativos, além dos produtos de qualidade que já oferecemos, com o apoio fundamental da Setur-BA”, relatou o presidente da Associação dos Permissionários do Mercado do Rio Vermelho, Dionísio Rios, conhecido como Alemão.
“Vamos apoiar essa proposta, trazendo empresários para conhecer o produto e dar sugestões. Todo turista que vier a Salvador terá a obrigação de visitar o mercado para comer, fazer compras e se divertir. Isso aqui é 10”, ressaltou o presidente do Conselho Baiano de Turismo (CBTur), Pedro Costa.
Para o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens na Bahia (Abav-BA), Jean Paul Gonze, “a iniciativa tem tudo para dar certo, desde que a gente faça uma boa divulgação sobre como funciona o equipamento, que oferece segurança e comércio diversificado”.
O mercado é administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE) e dispõe de 130 boxes em atividade e 240 vagas de estacionamento. Até domingo (15), ele sedia a Semana do Pescado e o Festival Maré de Sabores, que oferecem cozinha show e degustação de peixes e mariscos, em uma parceria do governo baiano com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Fonte: Setur/Ba