Foto: Divulgação
Instituto de Nefrologia Adelayde Costa amplia número de consultas pelo SUS para pacientes com doença renal nos estágios 4 e 5
A doença renal crônica é silenciosa e, por isso, é importante ser detectada precocemente. O diagnóstico é feito através de exame de sangue para dosagem da creatinina. Com esse resultado, o médico consegue calcular o índice de funcionamento dos rins. Se estiver abaixo de 30%, esse paciente precisa ser encaminhado para atendimento com nefrologista.
O Instituto de Nefrologia Adelayde Costa (INAC) oferece atendimento ambulatorial multidisciplinar de forma gratuita, através do Sistema Único de Saúde (SUS), de segunda a quinta-feira. Em um único dia, o paciente passa por médico nefrologista, enfermagem, nutricionista, assistente social e laboratório. Após passar pelos profissionais, já sai com as requisições de exames necessários para seguir com o monitoramento.
Para marcar o atendimento, o paciente renal pode entrar em contato com a central de marcação de consultas, através do WhatsApp (71 98183-0656). É preciso enviar o exame mais recente de creatinina, RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. A equipe especializada do INAC vai avaliar, através do resultado da creatinina, se o paciente tem perfil para atendimento na unidade.
Localizado no Alto da Terezinha, na avenida Suburbana, em Salvador, o INAC é uma unidade referência em nefrologia e atende todo o estado da Bahia. Com a disposição de 35 cadeiras para tratamento ambulatorial e 12 para internamentos, são realizadas cerca de 3.600 hemodiálises por mês.
Por Maiana Brito