.jpg)
Foto: Divulgação
Entenda importância dos clubes na convocação do vôlei brasileiro para os Jogos Olímpicos de Paris
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 terão uma seleção brasileira de voleibol composta exclusivamente por atletas formados em clubes brasileiros filiados ao CBC (Comitê Brasileiro de Clubes).
Tanto a equipe masculina quanto a feminina contam com 100% dos convocados vindos de associações beneficiadas pelo Programa de Formação de Atletas do CBC. O fato destaca ainda mais a força dos clubes brasileiros no desenvolvimento de atletas do mais alto nível.
“Nosso objetivo é criar as melhores condições para que a competitividade do esporte brasileiro seja alta. Por isso, quando vemos que o vôlei conta exclusivamente com atletas que se beneficiaram desse trabalho, concluímos que os programas têm dado resultado, ainda mais em uma modalidade como essa, que sempre vem forte na disputa por medalhas ”, afirma Paulo Maciel, presidente do Comitê Brasileiro de Clubes.
Na seleção feminina, as convocadas para Paris foram Ana Carolina, Ana Cristina, Diana Duarte Alecrim, Gabriela Guimarães, Julia Bergmann, Lorenne Teixeira, Macris Carneiro, Nyeme Nunes, Roberta Ratzke, Rosamaria Montibeller, Tainara Figueiredo e Thaisa Daher. Dentre os clubes formadores das atletas, estão o Minas Tênis Clube, Praia Clube, Osasco Voleibol, entre outros.
Já a seleção masculina conta com Adriano Xavier, Alan Souza, Bruninho, Darlan Souza, Fernando Cachopa, Flávio Gualberto, Isac Viana, Lukas Bergmann, Ricardo Lucarelli, Thales Hoss e Yoandy Leal. Sada Cruzeiro, Sesi Bauru e Vôlei Renata estão entre alguns dos responsáveis por revelar os jogadores.
Ao todo, 10 clubes brasileiros estão representados nas seleções de voleibol que irão para Paris. Além dos 24 atletas principais, os dois suplentes convocados (Natinha, do Praia Clube, para a feminina, e Henrique Honorato, do Joinville Voleibol, para a masculina) também fazem parte de clubes beneficiados pelo Programa de Formação de Atletas.
Por Pedro Ferreira