
Foto Divulgação/AL-BA
Alex da Piatã diz que candidatura de Jerônimo representa oxigenação que o PT precisa
Os quase 16 anos de gestão do PT no governo da Bahia tem sido utilizado como pauta para a oposição dos pré-candidatos a vaga na cadeira ao Palácio de Ondina. Entre as munições carregadas por parte desses políticos estão os baixos índices de educação, crescimento da insegurança no estado e liderança no número de desemprego. De acordo com o deputado estadual Alex da Piatã (PSD), a candidatura de Jerônimo Rodrigues representa a oxigenação que o Partido dos Trabalhadores precisava e que os números têm melhorado com a administração da sigla.
"Se for pegar os números em relação ao que era antes dos 16 anos, aí tenho certeza que vamos convencer o povo da Bahia a continuar mudando. A educação melhorou, não é o ideal. Na segurança da mesma forma, na saúde é um avanço astronômico, temos 17 grandes hospitais, conseguimos regionalizar a questão da saúde. Houve muito avanço", afirma em parlamentar ao programa Nova Manhã, da rádio Nova Brasil FM (104,7 FM), comandado pelo editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra.
O pré-candidato do PT ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues tem um grande desafio nas eleições deste ano. Como concorrentes na disputa há o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil) - que lidera as pesquisas eleitorais - e o ex-ministro da Cidadania João Roma (PL), que entra na disputa para defender o legado do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL).
Perguntado se a força do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será o suficiente para alavancar a candidatura do ex-secretário de Educação e levar a vitória em um possível segundo turno, o deputado arrisca o palpite que Jerônimo leva a vitória, já no primeiro turno.
"Acho que Jerônimo ganha as eleições em primeiro turno. Eu não falo isso como uma defesa meramente de cunho político, é com números, fatos. O nível que aparece nas pesquisas do ex-prefeito ACM Neto é pelo seu nível de conhecimento. Ele é o único dos três candidatos que é conhecido [...] Tenho dito que corre o risco de ACM Neto estar em terceiro, porque o que aparece agora nas pesquisas é através do conhecimento que [os eleitores] têm, a partir do momento que a campanha se intensificar, nós vamos ter essa polarização e esse casamento Lula e Jerônimo", opina.
Já na pré-campanha, Alex informa que tem sido bem recepcionada pelo público no interior da Bahia.
"Muito boa. Geraldo é uma pessoa mais conhecida a nível de Salvador, menos conhecida a nível interior. O Jerônimo é uma pessoa que nunca disputou uma eleição, então tem um nível de conhecimento da sua pessoa bem pequeno, está começando a se tornar conhecido. Esse é um desafio, estamos caminhando pela Bahia toda, mostrando ao povo da Bahia principalmente a questão do projeto. Jerônimo é a representatividade de um projeto que vem dando certo na Bahia por 16 anos e principalmente Jerônimo levando aos baianos a representatividade do projeto para Salvador a democracia que é a volta do presidente Lula em 2023".
Fonte: Portal M!